CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS


Ano Missionário Extraordinário 2018 – 2019

Catequese Missionária para Crianças

 
Como Jesus, quero ter um coração missionário


INTRODUÇÃO

A Igreja, toda ela, por vocação e “carisma”, é missionária. A missão é confiada a todos os batizados. Todos são protagonistas da missão, segundo a sua idade, situação e competências, mesmo as crianças a partir da idade da razão.

A Obra da Infância Missionária fundada em França no século XIX confia às crianças a missão de serem pequenos discípulos missionários de Jesus, despertando nelas o sentido de missão e o desejo de fazerem alguma coisa pelas Missões, numa dimensão universal, sobretudo pela oração e a renúncia a favor de outras crianças mais desfavorecidas, de todo o mundo, independentemente da sua raça, cor ou cultura. É assim uma forma de suscitar, incentivar e educar nas crianças o espírito missionário, próprio da vocação cristã. “Crianças ajudam crianças” é o seu lema. E também no desejo de despertar nas crianças a alegria de serem missionários de Jesus, se apresenta esta catequese que se destina a crianças dos 7 aos 10-11 anos.

Objetivos:

- Descobrir que há muitas crianças em todo o mundo que esperam a nossa ajuda;
- Perceber como Jesus foi ao encontro de muitas pessoas de lugares longínquos para lhes anunciar a salvação;
- Despertar para a vocação missionário própria de todo o cristão;
- Desejar ter um coração missionário como o de Jesus que abrace as crianças do mundo inteiro;

Material a preparar:

- A Bíblia;
-  Mapa Mundi ou Globo com os 5 Continentes;
- Fotos de Pessoas/crianças das terras de missão – recortes de revistas missionárias… (se possível);
- Pequenos corações em cartolina (um para cada criança);
- Flores recortadas, em cor, (ou os desenhos para as recortar) conforme o desenho em anexo;
- Papel para fazer a pequena mensagem a colocar dentro da flor (com algum cuidado, a mensagem
  também se pode escrever na própria flor);
- Lápis ou esferográficas para todos;
- Tesoura e cola (se necessário); Bostik (para colocar os pequenos corações no Mapa).


DESENVOLVIMENTO DA CATEQUESE

Experiencia humana

O Catequista apresenta o Mapa mundi ou Globo com os 5 Continentes e desenvolve com as crianças o seguinte diálogo:

- Temos aqui um Mapa. Sabem o que significam estes desenhos de cores diferentes… (Ir apontando: os países, os oceanos, as montanhas, as florestas…). Todos estes países estão divididos em 5 Continentes, ou seja, em 5 regiões distintas da terra. Sabem quais são?...  (Ir apontando: Europa, África, América, Ásia e Oceânia). - E o nosso país, Portugal onde é que se situa?... Na Europa, muito bem.

Pois… Mas aqui não se veem as pessoas… mas elas existem lá, como nós existimos aqui… E em alguns países há pessoas que são muito, muito pobres. Principalmente na África, na Ásia, na Oceânia… há muitos meninos e meninas que passam fome, não têm casa, nem escola, nem transportes…nem conhecem Deus, nem Jesus, nem sabem rezar, porque ninguém os ensina… (Mostrar fotos de pessoas/ recortes de revistas missionárias).

- O que é que acham que nós podíamos fazer por elas?.. (Deixar que as crianças se exprimam).

Elas precisam muito de nós. Se pudéssemos ir até lá, falar-lhes de Jesus, ensiná-las a rezar, levar-lhes alguma coisa de que precisem… Mas neste momento, ainda não podemos. Mas será que não podemos fazer mesmo nada, ou podemos, mesmo assim, fazer alguma coisa? – Como as podemos ajudar?... (deixar que as crianças se exprimam).

Sim, pelo menos, mesmo à distância, manifestar-lhe a nossa amizade... Vamos acenar a todas?.. Sim. Então cada um vai acenar às crianças de um Continente, à escolha: da Europa, África, América, Ásia ou Oceânia. É como se as estivéssemos a ver e lhe estivéssemos a sorrir... E vamos fazer assim:

 – Eu vou dar um pequeno coração de cartolina a cada um; cada um escreve nele um “olá” ou outra palavra amiga. Depois vamos colocar o nosso aceno (os coraçõezinhos ) no Continente que escolheram, de acordo?...

(O catequista distribui o material. Dar tempo às crianças escreverem a palavra e colocarem o seu “coração” no Continente escolhido).

- Acham que Jesus ficou contente com o nosso gesto?.. Eu penso que sim. Como é que Ele faria se estivesse no nosso lugar? – O que é que acham que Ele gostava de fazer a essas crianças de todo o mundo que passam mal, que não podem crescer felizes, que não conhecem Deus?.. (Deixar que as crianças se exprimam )…

Palavra de Deus

Temos aqui o Livro da Palavra de Deus… ele vai responder-nos às perguntas que fizemos sobre Jesus. Ora escutem:

Leitura do Evangelho de S. Marcos ( Mc 1,35-39)

(Jesus) de madrugada, ainda escuro, levantou-se e saiu; foi para um lugar solitário e ali se pôs em oração. Simão e os que estavam com Ele seguiram-no. E tendo-O encontrado disseram-lhe: «Todos te procuram» Mas Ele respondeu-lhes: «Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas a fim de pregar aí, pois foi para isso que eu vim». E foi por toda a Galileia pregando nas sinagogas deles e expulsando os demónios.
Palavra do Senhor.
R/Graças a Deus

Então, quem sabe dizer o que a Palavra de Deus diz de Jesus? – O que é que Jesus fez?...  (Deixar que as crianças se exprimam).

- Jesus, muito cedo foi rezar para um lugar onde pudesse estar sozinho. E logo foram atrás d’Ele…mas Jesus não se deteve e disse aos que estavam com Ele: ”vamos”, - porque queria ir a outras terras pregar, falar às pessoas de Deus e do seu Reino – à Galileia, que era bem longe…

Jesus missionário, que vai ao encontro de quem está longe, para lhes levar a alegria do Evangelho, para lhes levar a salvação. Mas antes de ir, reza. Por quem reza Jesus?.. Para estar com o Pai, mas também com certeza por aqueles, das outras terras, a quem vai anunciar a salvação.

E aqui temos a resposta às nossas perguntas: se Jesus estivesse no nosso lugar, rezaria de certeza por aquelas crianças que passam mal… e falava-lhes de Deus que as conhece, cada uma pelo seu nome…como a nós. Essas crianças também são nossas irmãs e Deus as ama, como nos ama a nós...

- E porque é que Jesus diz aos que estavam com Ele: “vamos”?… Quer dizer, Jesus quer que os seus discípulos O sigam para fazerem o mesmo... E está-nos a dizer, que também quer e chama todas as pessoas, e a nós também, para irmos, como Ele… ao encontro de quem precisa; a ir falar de Jesus e de Deus a quem ainda O não conhece… Ou seja, chama-nos a todos a ser missionários, como Ele.

Mas será que todos – também nós – pudemos ser missionários?.. (Deixar que as crianças se exprimam)

Sim, todos nós podemos ser missionários, até os mais pequenos. A Infância Missionária é uma obra de crianças que está em todo o mundo, para ajudar outras crianças. Tem um slogan que é assim: “Crianças ajudam Crianças”. Ou seja, as crianças desta Obra ajudam outras crianças: rezam por elas, sobretudo pelas que mais precisam e partilham com elas umas moedinhas do seu mealheiro… Não é bonito?... Isto é ser missionário. Assim, todos podemos ser missionários, não podemos?..

Expressão de Fé

Agora vamos pensar: – Assim também posso ser missionário!.. Podemos rezar, partilhar alguma coisa com as crianças que mais precisem… Mas para isso temos que ter um coração capaz de amar a todos, um coração capaz de fazer o bem e abraçar todo o mundo… não acham? – E para termos um coração assim precisamos da ajuda de Jesus. Vamos pedir-Lhe que nos dê um coração assim, como o d’Ele?..  Rezemos, então:

Oração:

Senhor Jesus, missionário de Deus, que nos ensinas a ser missionários,
acolhe no teu coração o nosso coração
e transforma-o num coração cheio de amor, como o teu.
Acolhe a nossa oração por todos os que mais precisam.
Amem.

E agora proponho - vos uma maneira de sermos missionários já. Desta maneira: fazer uma flor-surpresa com uma mensagem dentro, para oferecerem a alguma criança ou adulto mais pobre ou de quem se gosta menos… como se fossem de um desses países onde as pessoas passam mal. Acham bem?..

 – Então vamos a isso…

O catequista sugere que a mensagem é a que cada um quiser, mas deve ser simples e curta. Distribui os materiais para construir a flor com a mensagem dentro, e dá as instruções necessárias, conforme se indica… Depois de concluído o trabalho, esclarece:

Cada um agora vai pensar em todos os colegas e pessoas que conhece e ver a quem vai oferecer essa flor-surpresa com a mensagem. Tem que ser aquela pessoa que mais precisa de um gesto de carinho, de amizade… como se a estivessem a oferecer a uma criança muito necessitada desses países muito pobres dos Continentes de que falámos…

Bom, e ainda tenho mais uma coisa a pedir-vos. Posso? – Era que, lá em casa, rezassem uma Avé Maria, todos os dias, por elas, pode ser?.. Não se esqueçam…

Cântico final:

Refrão: Vai amigo vai, vai anunciar
aos que encontrares a alegria e paz (bis) – CT 653.


*******


Povoação, segunda-feira, 26 de novembro de 2018.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES