JORNAL “A CRENÇA” INICIA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

Ventos com canções semeadas…

O jornal A CRENÇA iniciou as comemorações do seu centenário. Fundado no dia 19 de Dezembro de 1915 pelos padres Ernesto Ferreira e João de Melo Bulhões, o Jornal tem actualmente como director o P.e António Cassiano, nartural das Furnas.

O programa é bastante vasto. Todos os meses de 2015 ficarão marcados por um evento relacionado com a comemoração do centenário do jornal, a começar em Janeiro com o lançamento do logotipo do Centenário em selo.

Em entrevista ao Sítio Igreja Açores, o actual Director, Pe António Cassiano, “explica as razões da longevidade - “aliança entre a componente católica e local” -, comenta a fragilidade da imprensa de inspiração cristã - “que deveria ter mais profissionais ao seu serviço” -, a exiguidade de meios e os desafios futuros - o inicio do formato digital - e a transformação em jornal de ilha”.

Como colaborador do Jornal, de bom grado me associo às comemorações do centenário. De facto, como afirma o Director: “Cem anos de vida, para uma pessoa como para um jornal, são motivo mais que suficiente para grande festa, mas o ano do centenário servirá para fazer três coisas: a história do percurso de “A Crença”, de 1915 até hoje; uma reflexão crítica sobre o modelo e qualidade do jornal na atualidade; e, a partir daí, perspectivar “A Crença”, a curto e médio prazos…”.

A dada altura da entrevista, é perguntado ao Director se acha que a Crença deveria alargar os seus conteúdos e “sair” de Vila Franca tornando-se um jornal de ilha, ou se preferia que a Crença continuasse a ser o que è. O Director responde que “preferia que “A Crença” fosse um jornal de ilha….em Vila Franca, estamos abertos a esse projecto. “A Crença” quer ser o jornal católico da ilha. Falta saber se a ilha quer que “A Crença” seja o seu jornal

A este propósito lembro que no dia 23 de Janeiro de 2009, no Salão Paroquial de S. Pedro de Vila Franca do Campo, pelas 10H00, reuniu-se o Vigário Episcopal de S. Miguel com a Equipa Sacerdotal da Ouvidoria, o Director e Colaboradores de A CRENÇA. Já nessa reunião, “o Vigário Episcopal desafiou o Director do Jornal a transformá-lo em “JORNAL DE ILHA”. Ou seja, na opinião do Vigário, A CRENÇA poderia servir todas as Ouvidorias. Para tal, ficou de contactar os Ouvidores, afim de auscultar a sua opinião sobre este assunto. O Director considerou que o Jornal tinha possibilidades de corresponder a este desafio”. E houve mesmo sugestões dos colegas nesse sentido.

Agora, o Director pretende que o centenário possa contribuir para perspectivar “A Crença”, a curto e médio prazos, de maneira a que, no fecho das comemorações, se inicie uma nova etapa da sua existência”.

Faço votos para que essa nova etapa inclua a hipótese de transformar o Jornal em Jornal católico da ilha. Apesar de estar bem consciente das dificuldades que tal decisão posso vir a acarretar e não obstante as muitas “resistências” que, infelizmente, virão mais de “dentro” do que de “fora, é muito importante preservar um património cultural que não é apenas de uma paróquia mas de Vila Franca do Campo e, um dia, de toda a ilha.

AD MULTOS ANOS!
Estes ventos trazem canções semeadas!!

Água Retorta, 20 de Dezembro de 2014
P. Octávio de Medeiros

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE