DE MOTU PRÓPRIO

Sim, de motu próprio, ou seja, apenas em nome próprio, venho "lamentar" o "silêncio" (não digo cobarde.... porque não posso julgar para não ser julgado....) dos paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios e mesmo da própria Ouvidoria, acerca do texto publicado no O PORTAL DA ILHA

"Em nome da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e da Ouvidoria da Povoação O Portal da Ilha deseja ao Padre André que seja bem vindo, disponibilizando-nos, desde já, para tudo o que for necessário com vista ao trabalho que se pretende de excelência nesta nova paróquia".

Que O Portal da Ilha deseje ao Padre André que seja bem vindo, disponibilizando-se para tudo o que for necessário com vista ao trabalho que se pretende de excelência nesta nova paróquia, é um direito que o assiste. Que o faça em nome da Paróquia e da Ouvidoria, é um "abuso de poder..."... É um assumir direitos que pertencem ao Conselho pastoral quer da Paróquia quer da Ouvidoria.

Respeitosamente

Pe. Octávio de Medeiros
Pároco de Água Retorta

Comentários

  1. Peço imensa desculpa e não é de maneira nenhuma minha intenção negar-lhe o direito ou até tirar a razão, embora convenhamos que, poderá também ser considerado por muitos, ofensivo e abusivo, o início do seu artigo, mas novamente e é a finalidade do meu comentário, acho que se é em "muto próprio" nunca o deveria ser nesta página, parece-me mais uma vez que neste instrumento de divulgação/evangelização não deve caber este tipo de noticia e/ou comentário. Peço desculpa pela minha opinião mas não pude deixar de a dizer, pois sabe perfeitamente que as comunidades paroquias nunca se manifestaram da forma que pretende que agora seja e se aconteceu num passado recente também sabe porquê e quais foram os resultados. Infelizmente nem sempre a vontade do povo e do Pastor se identificam e melhor do que eu sabe quem é que deve ir ao encontro de quem. Não pode nem deve uma comunidade sofrer as consequências de arrufos pessoais ou institucionais do seu Pastor, nem este deve se aproveitar da sua comunidade para marcar as suas posições ou usar as pessoas como se tratassem de objetos que pomos e dispomos como bem entendemos, e sinceramente é o que tenho constatado. Apesar de reconhecida generalizadamente a sua enorme capacidade, inteligência, cultura e ministério sacerdotal, Vª. Exia. permita-me a sinceridade, no seu manancial de conhecimentos e instrução, continua a existir uma grande desorientação e confusão de sentimentos e intenções que manifestadas desta e outras formas, em nada abonam a favor da excecional pessoa que todos já conheceram e que infelizmente tem-se vindo a desvanecer gradualmente. Um bem haja e desejo-lhe tudo de bom e que veja este meu desabo como o de alguém que ainda, apesar de que possa pensar ao contrário, só pretende ser sincero e frontal não se escondendo numa consideração apenas de fachada. Sinceros cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o artigo em questão já pedi desculpas aos leitores por ter usado o nome da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e Ouvidoria, mas mais não pretendi do que ser simpático para quem exercer o seu múnus sacerdotal no nosso concelho.
    Estive presente quando se pretendeu criar esse blogue da ouvidoria e nunca o mesmo serviria para opiniões pessoais ou ventos de leste ou de este, mas sim ajudar a evangelizar.
    O Padre Octávio tinha o próprio facebook do Portal da Ilha para emitir a sua opinião ou, melhor dar o seu concelho. Não o fez, nem escrito, nem pessoalmente como fizemos muitas vezes sobre assuntos que lhe diziam respeito. Foi pena. Trata-e sim de um pequeno abuso de poder usar um meio institucional para fins e proveitos próprios, como foi o caso desta divulgação num blogue que não é pessoal. Não é para um sacerdote que se preze e que dignifique a sua missão proceder desta forma. O que aqui escrevo já tive a oportunidade de lhe dizer pessoalmente, como era meu dever e minha obrigação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS