VIGÁRIO GERAL E OUVIDORES DE SÃO MIGUEL PREPARAM VISTA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA À ILHA
Iniciativas estão previstas entre 9 de janeiro
e 1 de fevereiro de 2016
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai estar em São Miguel entre 9 de janeiro e 1 de fevereiro de 2016, e este sábado o Vigário Geral da Diocese de Angra e os oito ouvidores de São Miguel começaram a acertar detalhes não só da programação, como da permanência da Imagem em cada uma das ouvidorias, cumprindo “tanto quanto possível” um guião pre estabelecido e acordado entre todos, embora com “alguma autonomia” local.
“O sentimento geral é de grande empenho e compromisso para que este seja um momento alto, de grande participação popular, que faça congregar as pessoas em torno de Nossa Senhora que é uma referência para todos os cristãos, e para os açorianos, em particular”, disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor coordenador para São Miguel, Pe António Cassiano.
A primeira ouvidoria micaelense a ser visitada é a da Ribeira
Grande, entre 9 e 12 de janeiro; segue-se a dos Fenais de Vera Cruz, de 12 a
15; depois a de Nordeste, de 15 a 18 e, logo de seguida a da Povoação de 18 a
21. A Imagem estará em Vila Franca do Campo entre 21 e 24 de janeiro,
seguindo-se a Lagoa de 24 a 27 de janeiro e Capelas de 27 a 30. A última
ouvidoria da ilha a receber a Imagem Peregrina será a de Ponta Delgada, de 30
de janeiro a 1 de fevereiro.
A deslocação da Imagem na ilha será assegurada por um carro único e, em principio, a imagem deverá permanecer na Igreja Matriz de cada ouvidoria, embora em algumas delas possa existir uma deslocação a outra igreja, como é o caso por exemplo de Vila Franca do Campo, Capelas, Lagoa e Ponta Delgada.
“É, sem dúvida, uma oportunidade para que os cristãos possa
expressar a sua fé mas também, tratando-se do ano da misericórdia, é um momento
para refletirem sobre a sua vida e operar uma transformação aproximando-se cada
vez mais dos valores do Evangelho”, sublinhou ainda o Pe António Cassiano.
De resto, as Orientações Diocesanas de Pastoral, apelam a que os açorianos, à semelhança do que aconteceu nas décadas de 40 e de 80, quando a Imagem Peregrina de Nossa Senhora visitou o arquipélago, “na simplicidade e na grandeza de povo crente” possam “entrar em profundidade na celebração da sua fé, particularmente por meio da participação na Eucaristia, na celebração do sacramento da penitência e da Unção dos doentes, para incentivar à oração de adoração diante do Santíssimo Sacramento, tão característica da espiritualidade de Fátima e para relançar o hábito da oração mariana do Rosário, nas famílias cristãs”.
“Pede-se a todos que acolham a imagem da Virgem Peregrina com
sobriedade e que a visita seja ocasião de solicitude e partilha com os pobres”,
refere ainda o Vigário Geral no texto das Orientações Diocesanas de Pastoral
“Misericordiosos como o Pai”.
Ainda de acordo com a nota “A todos se exorta a acolher a Imagem de Nossa Senhora de Fátima como a Imagem da Igreja em saída, que vai ao encontro dos seus filhos e filhas em todas a periferias”.
Na reunião deste sábado entre o Vigário Geral e os ouvidores de São Miguel analisou-se ainda a entrada do novo Bispo Coadjutor na Diocese, D. João Lavrador, que “ se encara com muita expetativa”.
“Tal como no futebol esperamos que a vinda de um novo prelado possa ser uma espécie de chicotada psicológica para nos acordar e nos desafiar a fazermos mais pela diocese”, referiu ainda o ouvidor coordenador.
Fonte: Igreja Açores
Comentários
Enviar um comentário