Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2016

FALECIMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 21 dias do mês de Maio de 2016, aos 82 anos de idade, faleceu o Sr. Manuel Vieira de Melo , natural das Furnas, filho de Manuel Vieira de Melo e de Maria dos Anjos Carreiro. Era casado com Maria Odete Moniz. Foi sepultado no cemitério das Furnas no dia 22 de Maio do corrente ano. Aos seus familiares endereçamos as nossas condolências.

NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM / IDE POR TODO O MUNDO, ANUNCIAI A BOA NOVA

Imagem
A liturgia deste domingo dá-nos conta da expansão da fé, não mais confinada ao território histórico de Israel. Este tema está bem presente no convite do refrão do Salmo, a anunciar o Evangelho em todo o mundo. Na primeira leitura , Salomão invoca o Senhor, pedindo que escute as orações que os estrangeiros lhe dirigirem no Templo de Jerusalém, de modo que o Senhor seja conhecido para lá das fronteiras de Israel e todos os povos possam prestar culto ao Deus de Israel.

PEREGRINAÇÃO JOVENS

Imagem
No dia 04 de Junho, Sábado, a Pastoral Juvenil irá realizar uma Peregrinação Jubilar com Jovens e para Jovens. Será a última grande realização e celebração deste Ano Pastoral. Esta Peregrinação será realizada em Vila Franca do Campo, com concentração pelas 10h na Igreja Matriz daquela Vila, Igreja Jubilar, tendo como meta, a Ermida de Nossa Senhora da Paz, a outra Igreja Jubilar em Vila Franca. Assim, partiremos de uma Igreja Jubilar rumo a oura Igreja Jubilar. Esta Peregrinação terminará com Eucaristia, pelas 15h lá no Monte da Senhora da Paz.

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Imagem
ANO C Tema da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo No centro da Solenidade deste domingo está quer a celebração de Deus que alimenta o seu povo e que, no seu Filho, dá-lhe o alimento supremo e eterno, quer a grande Eucaristia dos crentes. Para exprimir esta oração de louvor e de agradecimento, que dirigimos ao Senhor acolhendo o dom do seu amor, a Escritura emprega duas palavras: a bênção ( primeira leitura ) e a ação de graças ( segunda leitura ).

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE / COMO SOIS GRANDE EM TODA A TERRA, SENHOR, NOSSO DEUS!

Imagem
A Solenidade que hoje celebrámos não é um convite a decifrar a mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor. A primeira leitura sugere-nos a contemplação do Deus criador. A sua bondade e o seu amor estão inscritos e manifestam-se aos homens na beleza e na harmonia das obras criadas (Jesus Cristo é “sabedoria” de Deus e o grande revelador do amor do Pai).

ÓBITOS NA PARÓQUIA DA MÃE DE DEUS

Imagem
Lomba do Cavaleiro Faleceu no dia 16 de Maio de 2016 José Pimentel Arruda , natural da Maia – Ribeira Grande, residente na Lomba do Cavaleiro, contava 87 anos de idade. Aos seus familiares endereçamos as nossas condolências.

FESTA DA AVÉ MARIA NA PARÓQUIA DE RIBEIRA QUENTE

Imagem
No passado dia 13 de maio de 2016, Festa de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, as crianças do 1.º ano de Catequese da paróquia de São Paulo, Ribeira Quente, celebraram a Festa da AVÉ MARIA. No momento da Eucaristia também consagraram-se as Mães da Paróquia de São Paulo a Nossa Senhora. Fotos de: Mónica Sousa

FALECIMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 15 dias do mês de Maio de 2016, aos 92 anos de idade, faleceu a Sr.ª D.ª Helena Pires Pereira da Silva , natural de Moçambique e residente nas Furnas. Viúva de Orlando Pereira da Silva, filha de Martinho da Silva e de Bárbara Pires Valente da Silva. Foi sepultada no cemitério das Furnas no dia 16 do corrente mês e ano. À sua filha, netos, bisnetos e restantes familiares endereçamos as nossas condolências e agradecemos toda a dedicação da Sr.ª D.ª Helena que durante várias décadas, serviu como regente e organista, o Grupo Coral da Paróquia das Furnas.

CELEBRAÇÕES DO CENTENÁRIO DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO - UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO DE FÉ (VÍDEO)

Imagem
No passado dia 24 de Abril de 2016, Domingo, a Ouvidoria da Povoação comemorou os 100 anos da sua existência, tendo sido criada a 24 de Abril de 1916 por D. Manuel Damasceno da Costa com o fim de poder, com maior facilidade e eficácia, exercer a sua missão pastoral na vasta ilha de São Miguel. Constituída por seis paróquias e um curato – Ribeira Quente, Furnas, Nossa Senhora Mãe de Deus, Nossa Senhora dos Remédios (Lomba do Loução), Faial da Terra e Água Retorta - teve como primeiro responsável o Pe. Ernesto Jacinto Raposo , nascido na Lomba do Pomar. Depois dele vieram mais cinco ouvidores, Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira , Padre José Fernandes de Medeiros , Padre Silvino Amaral , o Padre Doutor Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros e Pe. Ricardo Manuel de Melo Pimentel , dos quais apenas o que está em funções não é natural da Povoação.

FALECIMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 11 dias do mês de Maio de 2016, aos 56 anos de idade, faleceu o Sr. CARLOS ALBERTO PACHECO AMARAL , natural das Furnas onde residia, filho de Manuel Amaral Teresinha e de Ana Maria Pacheco Lourenço, casado com Helena Gorete Borges Amaral. Foi sepultado no cemitério de Furnas no dia 13 de Maio de 2016. À sua esposa, filhos e restantes familiares endereçamos as nossas condolências.

60 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO PADRE JOSÉ FERNANDES

Imagem
Na próxima sexta feira, 20 de maio, o Sr. Padre José Fernandes de Medeiros faz 60 anos de Ordenação Presbiteral. Ele foi Ordenado no dia 20 de maio de 1956. A Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus quer-se associar a este jubileu que será celebrado na Paróquia, aquando das Festas do Corpo de Deus. A Missa de Festa do Corpo de Deus, 26 de maio, 12h00, contará também com a participação do Padre José Fernandes e será de ação de graças pelo seu jubileu sacerdotal, mas também pelos vários anos de serviço à nossa Comunidade. No final da Celebração haverá a entrega de uma Oferta em nome da Comunidade Paroquial, um gesto simbólico de gratidão. Povoação, 15 de maio de 2016

PAPA ENCONTROU-SE COM SACERDOTE ALBANÊS PRESO 28 ANOS PELO REGIME COMUNISTA

Imagem
O Papa Francisco acolheu em Roma um sacerdote que durante 28 anos esteve preso pelo regime comunista na Albânia. “Foi com um beijo na mão que o Papa acolheu o padre Errnest Simoni”, conta a Rádio Vaticano, sobre aquele que foi o segundo encontro entre Francisco e Simoni. O primeiro teve lugar a 21 de Setembro, na capital albanesa, em Tirana, depois de o Papa argentino “ter ouvido a história da sua perseguição”.

SOLENIDADE DE PENTECOSTES / MANDAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO, E RENOVAI A TERRA

Imagem
O tema deste domingo é o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo. Na primeira leitura , Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas. Na segunda leitura , Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

MISSA E CONVÍVIO COM OS EMIGRANTES DA LOMBA DO BOTÃO TERMINA CELEBRAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO (VÍDEO)

Imagem
Terminaram hoje as celebrações do CINQUENTENÁRIO do lançamento da 1ª Pedra da Igreja de Nossa Senhora de Fátima da Lomba do Botão com a celebração de uma missa pelos emigrantes, vivos e falecidos, presidida pelo Pe. Octávio. Após a celebração Eucarística seguiu-se um convívio com os emigrantes da Lomba do Botão no Salão Paroquial.

MISSA SOLENE DO QUINQUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA IGREJA DA LOMBA DO BOTÃO (VÍDEO)

Imagem
Foi a 13 de Maio de 2016 que se realizou a Missa Solene do quinquagésimo aniversário do lançamento da 1ª Pedra da Igreja de Nossa Senhora de Fátima na Lomba do Botão. O Ouvidor da Povoação, Padre Ricardo Pimentel, concelebrou a Missa da comemoração deste Aniversário, que contou com a presença dos sacerdotes Octávio Medeiros e João Ponte. Um momento de festa vivida pela população desta Lomba da Freguesia e Concelho de Povoação. Foi uma semana de acção de graças pelos benefícios que Deus tem concedido ao longo desta vida e sobretudo destes 50 anos, a sua cumplicidade com o povo da Lomba do Botão é também digno de registo e também de memória e de fé. Após a celebração eucarística seguiu-se o momento de convívio entre todo o povo presente, com o cantar os parabéns e partir do bolo deste CINQUENTENÁRIO. Povoação,14 de Maio de 2016 Carregue no link abaixo e visualiza as fotos: https://www.facebook.com/ouvidoria.povoacao/media_set?set=a.509410452600041.107374185

ESCUTISMO: JUNTA REGIONAL DOS AÇORES DISTINGUIDA POR MÉRITO CÍVICO

Imagem
A Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas recebe, esta segunda-feira, a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, atribuída pela assembleia regional daquele arquipélago. A atribuição é feita por decisão parlamentar, e a sua imposição tem lugar no Dia da Região, em sessão solene presidida pelos Presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores, que ocorre em Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel.

CINQUENTENÁRIO DA IGREJA DE Nª SR.ª DE FÁTIMA - PROCISSÃO DE VELAS (VÍDEO)

Imagem
Realizou-se ontem,12 de Maio de 2016, na Lomba do Botão a procissão de velas presidida pelo pároco da Matriz, Pe. João da Ponte. Apesar do chuvisco que se fez sentir ao final da tarde, na hora da procissão esta acabou por dissipar-se percorrendo Nossa Senhora de Fátima a Lomba do Botão, acompanhada por mais de uma centena de fiéis.

LANÇAMENTO DE LIVRO E INAUGURAÇÃO DE AZULEJO NO CINQUENTENÁRIO DA IGREJA DE Nª SR.ª DE FÁTIMA L. BOTÃO

Imagem
Inserido nas comemorações do CINQUENTENÁRIO da Igreja de Nossa Senhora de Fátima Lomba do Botão, foi no passado dia 11 de Maio de 2016 descerrado memorial em azulejo com menção dos elementos que constituíram a comissão da construção daquela Igreja, ato efetuado pelos Sr.s José Cabral Carreiro e Presidente da Câmara Municipal da Povoação Pedro Melo. Foram elementos desta comissão os Senhores: Ângelo Carreiro Cabral, Dr. Gilberto Jacinto de Melo, António Pacheco Ventura, José Cabral Carreiro, João Cabral Carreiro, António Geraldo Carreiro, José Raposo Correia, José Soares Correia, João Amaral Engenheiro, Silvestre Rebelo, José Rebelo de Melo, António Resendes Pimentel e João Carreiro Almeida.   

JOÃO PAULO II E AS SUAS VOLTAS AO MUNDO

Imagem
O Pontificado do papa polaco ficou marcado por várias voltas ao mundo e por recordes variados Os 26 anos e meio de pontificado de João Paulo II, entre 1978 e 2005, estão marcados pelos números mais surpreendentes e muitas “primeiras vezes” históricas. Além de ter sido o primeiro Papa polaco, o novo santo foi o primeiro oriundo de um país comunista, numa altura em que ainda existia a “cortina de ferro” na Europa e foi o único a ter sido atingido a tiro na rua. No Natal, costumava oferecer aos amigos, a cardeais e a todos os trabalhadores no Vaticano uma garrafa de vinho e um pão doce de limão com passas. Ia confessar todas as Sextas-feiras Santas na basílica de São Pedro, batizava na sua capela privada os filhos dos seus amigos ou dos seus mais modestos colaboradores e casou um serralheiro com uma mecanógrafa. João Paulo II realizou três exorcismos durante o pontificado, sendo o mais conhecido o realizado a uma jovem, em 1982, que se mostrou muito agitada durante

O PAPA QUE NÃO TINHA MEDO

Imagem
São João Paulo II visitou os Açores há 25 anos João Paulo II, foi o primeiro Papa eslavo e protagonizou um dos pontificados mais longos na história da igreja católica romana. Karol Wojtyla, nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice, perto de Cracóvia, no sul da Polónia. Depois de manifestar algum interesse pelo teatro e literatura acabou por enveredar pelo sacerdócio. Durante a invasão nazi da Polónia, Wojtyla e um grupo de jovens polacos lidera a criação de uma universidade clandestina, como forma de resistirem ao encerramento das universidades polacas, decretado pelos alemães. Ordenado sacerdote em 1946, licenciou-se em Teologia na Universidade Pontifícia de Roma Angelica e, mais tarde, em Filosofia. Em 1958, foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Apostólico de Cracóvia, monsenhor Baziak, tornando-se o mais novo membro do Episcopado polaco. Participou nos trabalhos do Concílio Vaticano II e, com a morte de Baziak, em 1964, passou a desempenhar as funçõe

SÃO JOÃO PAULO II: O PAPA QUE CONQUISTOU O CORAÇÃO DOS AÇORIANOS (VÍDEO)

Imagem
Foi o único Papa que visitou os Açores João Paulo II foi até hoje o único papa que visitou os Açores e em menos de 24 horas celebrou uma missa na ilha Terceira e ajoelhou-se em oração junto da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A visita é lembrada esta quarta, 25 anos depois, com uma celebração na Sé de Angra, presidida pelo Vigário Geral da Diocese e em várias ouvidorias com destaque para a da Horta que tem um programa celebrativo tendo em intenção o “apóstolo da misericórdia”. “É uma celebração ao nível da ouvidoria e nós não podíamos deixar de celebrar esta data tão siginificativa para os Açores, ainda para mais quando estamos em pleno ano Santo da Misericórdia”, disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor Pe Marco Luciano Carvalho.

MAIO, MÊS DE MARIA

Imagem
Este é um mês especial! É o Mês de MARIA, a Mãe de Jesus. Maria, através do seu semblante deixa transparecer a divindade do seu Filho muito amado, Jesus. Ela é a Mãe do Puro Amor. Maria é promessa e esperança, é ternura e solidariedade, é bondade e amor. É o veículo direto que nos comunica com Seu Filho. É nossa intercessora. O colo de Maria é maternal. Nele, encontramos abrigo e consolo. Ela nos conforta, nos acalenta e nos guia a cada momento. É mãe cuidadosa e amorosa com seus filhos. Devemos ser fiéis à Mãe de Deus, oferecendo as nossas orações, aflições, angústias e tendo-a em lugar especial nas nossas vidas. Queremos pedir um pouco da sua coragem, para darmos o “SIM” necessário à realização do Plano de Deus em nós. O Sim da Virgem Maria a coloca em plena disponibilidade ao Criador. Sem pensar nas consequências, faz a sua entrega, entrega total de prova de amor. Somos chamados como cristãos a amar e a venerar Maria como a Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe da Igr

É UM GESTO DE MISERICÓRDIA...

Imagem
Visitar os enfermos Trata-se de uma verdadeira atenção para com os doentes e idosos, tanto no aspeto físico, como em lhes proporcionar um pouco de companhia. O melhor exemplo da Sagrada Escritura é o da parábola do Bom Samaritano que curou o ferido e, ao não poder continuar a cuidar dele diretamente, confiou os cuidados que necessitava a outro em troca de pagamento (Lc10,3 Porquê e como visitar um doente? Surgem, então, duas perguntas essenciais para aquele que vai visitar um doente: porquê visitar um doente? Como visitar um doente? O ato de «visitar/ver» implica apreciação, consideração, providência e conhecimento. Ser vistos/visitados deve significar, portanto, um ser apreciado, estimados e considerados, ter valor para alguém. E o doente poderá apreender, no interesse e no cuidado que lhe demonstrou o visitante, um sinal da solicitude e do cuidado que o próprio Senhor tem por ele. Na situação de solidão e de impotência em que muitas vezes se encontra, o doente

A GRAÇA E A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJAM CONVOSCO!

Imagem
A Páscoa é a maior Festa dos Cristãos. Culmina com a Solenidade do Pentecostes que assinala a descida do Espírito Santo sobre a Virgem Mãe, os Apóstolos e aquela multidão que se encontrava em Jerusalém naquela manhã. O Espírito Santo é a grande oferta de Jesus ressuscitado a cada um de nós. É dom, força e vida do próprio Deus, porque Ele próprio é Deus que se derrama em Amor nos nossos corações para sermos amor vivo para os outros. Precisamos do Espírito para purificarmos a nossa mente das falsas imagens de Deus e alimentarmos e fortalecermos a nossa fé. Neste mês de Maio, tão querido do povo cristão, e de um modo particular para a nossa Comunidade Paroquial que celebra festivamente o cinquentenário da Construção da Igreja da Lomba do Botão, olhemos para a Virgem Mãe e imitemo-la na sua disponibilidade e entrega ao Senhor, deixando que o Espírito Santo encha os nossos corações com a Sua luz para que se realizem também em nós as maravilhas da manhã de Pentecostes. P. João da Pont

ÓBITOS – POVOAÇÃO

Imagem
5 de maio - Lomba Cavaleiro Manuel Armindo correia, 84 anos 6 de maio - Lomba Pomar Maria Santo Cristo Saraiva, 91 anos

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Imagem
POR ENTRE ACLAMAÇÕES E AO SOM DA TROMBETA, ERGUE-SE DEUS, O SENHOR A Solenidade da Ascensão de Jesus sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Sugere, também, que Jesus nos deixou o testemunho e que somos agora nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo . Na primeira leitura , repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projeto de Jesus.

BISPO EMÉRITO DE ANGRA SERÁ CONDECORADO

Imagem
D. António será distinguido pelo parlamento e governo regional numa cerimónia que decorre em Vila Franca do Campo O Bispo Emérito de Angra, adepto confesso das Festas em honra do Divino Espírito Santo, vai ser distinguido no dia da região com as mais altas insígnias regionais a 16 de maio, segunda feira de Pentecostes, numa cerimónia que decorrerá em Vila Franca do Campo. O prelado, que é natural de Santo Espírito, na ilha de Santa Maria, uma das que mantem mais vivo e genuíno esta manifestação de religiosidade popular, vai ser distinguido com mais 25 personalidades, entre elas o ex primeiro ministro António Guterres. Não é a primeira condecoração que recebe. No ano passado, em Setembro, a Câmara Municipal de Angra atribuiu-lhe as chaves de honra da cidade, tornando-o cidadão honorário.

FALECIMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 4 dias do mês de Maio, aos 61 anos de idade, faleceu a Sr.ª GABRIELA DE FÁTIMA BORGES VIEIRA MONIZ , natural das Furnas, filha de José Celestino Coelho Vieira e de Maria Alice Borges, viúva de Jorge Manuel da Ponte Moniz. Foi sepultada no cemitério das Furnas no dia 5 do corrente mês e ano. Aos seus filhos, netos e restantes familiares endereçamos as nossas condolências.

FALECIMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 30 dias do mês de Abril, aos 90 anos de idade, faleceu o Sr. MANUEL DE SOUSA E SILVA , natural das Furnas onde residia na Rua Formosa. Filho de Manuel do Rego Silva e de Maria José de Sousa Cruz, viúvo de Maria do Carmo Costa Ferreira Sousa. Foi sepultado no cemitério de Furnas no dia 1 de Maio do corrente ano. Aos seus filhos, netos e restantes familiares endereçamos as nossas condolências.

FALECIMENTO NA RIBEIRA QUENTE

Imagem
Aos dez dias do mês de Abril de 2016, aos 81 anos de idade, faleceu o Sr. ANTÓNIO ROSONINA DO COUTO , natural da Ribeira Quente, filho de António Bento do Couto e de Maria Linhares Rosonina; casado com Maria da Estrela Martins Coelho. Foi sepultado no cemitério da Ribeira Quente no dia 11 de Abril do corrente ano. À sua esposa, filhos e netos endereçamos as nossas condolências.

50.º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS CELEBRA-SE A 8 DE MAIO

Imagem
Nos Açores realizam-se em novembro as II jornadas diocesanas de comunicação social O diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), padre Américo Aguiar, afirmou que a Igreja Católica deve promover “pontes” no mundo da comunicação e criar “sinergias” entre as suas várias plataformas, diocesanas e nacionais. Numa entrevista dedicada ao 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se vai celebrar no domingo, o responsável recordou as orientações deixadas por Francisco para esta data, numa mensagem intitulada ‘Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo’, que com “o rosto do Papa”. “A maneira como dizemos as coisas pode salvar ou condenar uma relação”, observou.

DIOCESE DE ANGRA APRESENTA EXORTAÇÃO PÓS SINODAL “A ALEGRIA DO AMOR”

Imagem
Iniciativas decorrem na Terceira, em São Miguel e no Faial O bispo de Angra vai apresentar na próxima sexta feira, dia 6 de maio, a exortação apostólica do papa Francisco, “ A Alegria do Amor”. A iniciativa, dinamizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral familiar, decorrerá no Salão do Seminário Episcopal de Angra, a partir das 20h30 e envolve a participação de vários movimentos ligados à pastoral familiar e laicado. Além da intervenção do bispo de Angra, D. João lavrador, a sessão conta ainda com uma intervenção do responsável local pela pastoral familiar e o testemunho de um casal. O modelo repete-se em São Miguel, no dia 18 de maio, no salão nobre do Convento dos Franciscanos, na ouvidoria da Lagoa, integrado na Semana da Vida e no dia 1 de junho, na Horta, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo da Horta.

CELEBRAÇÃO do CINQUENTENÁRIO da CONSTRUÇÃO da IGREJA da LOMBA do BOTÃO

Imagem
O templo sagrado de Nossa Senhora de Fátima da Lomba do Botão vai comemorar os seus 50 anos e para o efeito apresenta aos paroquianos o seguinte programa para assinalar a efeméride: Segunda e terça-feira – dias 9 e 10 20h00 – Missa com pregação, presidida pelo Ouvidor Pe. Ricardo Pimentel. Quarta-feira – dia 11 20h00 – Apresentação do Livro: Igreja de Nossa Senhora de Fátima / Tempo de Memória e de Fé, da autoria do Pe. Octávio de Medeiros. Quinta-feira – dia 12 21h00 – Procissão de Velas, presidida pelo pároco da Matriz, Pe. João da Ponte

FALECIMENTO EM ÁGUA RETORTA

Imagem
Faleceu no passado dia 26, no Hospital do Divino Espírito Santo, com 77 anos de idade, MANUEL VIEIRA RAPOSO . Residente em Água Retorta, na Rua Direita, no 42, era filho de João Raposo e de Maria da Conceição Vieira. À família enlutada os nossos pêsames.

6.o DOMINGO DA PÁSCOA
 / LOUVADO SEJAIS, SENHOR, PELOS POVOS DE TODA A TERRA

Imagem
Na liturgia deste domingo sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada da sua comunidade em marcha pela história: não estamos sozinhos; Jesus ressuscitado vai sempre ao nosso lado.
 A primeira leitura apresenta-nos a Igreja de Jesus a confrontar-se com os desafios dos novos tempos. Animados pelo Espírito, os crentes aprendem a discernir o essencial do acessório e atualizam a proposta central do Evangelho, de forma que a mensagem libertadora de Jesus possa ser acolhida por todos os povos.
 Na segunda leitura , apresenta-se mais uma vez a meta final da caminhada da Igreja: a “Jerusalém messiânica”, essa cidade nova da comunhão com Deus, da vida plena, da felicidade total. No Evangelho , Jesus diz aos discípulos como se hão-de manter em comunhão com Ele e reafirma a sua presença e a sua assistência através do “paráclito” - o Espírito Santo.

DIA DA MÃE

Imagem
Obrigado Senhor! Charlesk Obrigado Senhor, pela mãe que você me deu por todas as Mães do mundo pelas mães brancas , de pele alvinha  pelas pardas , morenas ou bem pretinhas  pelas ricas e pelas pobrezinhas  pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães ,  pelas professoras - mães pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu  pela saudade querida da mãe que já partiu pelo amor latente em todas as mulheres, que  desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida  pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos  Eu lhe agradeço, Senhor!