Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2017

PARÓQUIA DE SANT´ANA CELEBRA PADROEIRA

Imagem
A Freguesia das Furnas, um dos ex libris da ilha de São Miguel, lugar de paragem obrigatória quer para turistas quer para locais que nesta altura acorrem às piscinas de água quente ali existentes, vive hoje 30 de julho, o dia maior das festas em honra da sua padroeira, Sant´Ana. Povoação, domingo, 30 de julho de 2017

CRIATIVIDADE

Imagem
O Papa pede que os catequistas sejam criativos, buscando diferentes meios e formas para anunciar a Cristo. “Os meios podem ser diferentes, mas o importante é ter presente o estilo de Jesus, que se adaptava às pessoas que tinha a sua frente. É preciso saber mudar, adaptar-se, para que a mensagem seja mais próxima, mesmo quando é sempre a mesma, porque Deus não muda, mas renova todas as coisas Nele. O Papa conclui agradecendo a todos os catequistas pelo bem que fazem. “A catequese necessita de catequistas santos, que contagiem com a sua própria presença, que ajudem, com seu testemunho de vida, a superar uma civilização individualista, dominada por uma ‘ética minimalista e uma religiosidade superficial’. Hoje, mais do que nunca, urge a necessidade de se deixar encontrar pelo Amor, que sempre tem a iniciativa para ajudar os homens a experimentar a Boa-Nova do encontro” Povoação, domingo, 30 de julho de 2017

ORAÇÃO

Imagem
Deus Omnipotente , que estás presente em todo universo e na mais pequenina das tuas criaturas, Tu, que envolves com a tua ternura tudo o que existe, derrama em nós a força do teu amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inunda-nos de paz, para vivermos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém. Ó Deus dos pobres , ajuda-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos teus olhos. Cura a nossa vida , para protegermos o mundo e não o depredarmos, para semearmos beleza e não poluição nem destruição. Toca os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra. Ensina-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a tua luz infinita. Obrigado por estares connosco todos os dias. Sustenta-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz. Papa Francisco) Povoação, domingo, 30 de julho de 20

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM / QUANTO AMO, SENHOR, A VOSSA LEI!

Imagem
A liturgia deste domingo convida-nos a reflectir nas nossas prioridades, nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência . Sugere, especialmente, que o cristão deve construir a sua vida sobre os valores propostos por Jesus. A primeira leitura apresenta-nos o exemplo de Salomão, rei de Israel. Ele é o protótipo do homem “sábio”, que consegue perceber e escolher o que é importante e que não se deixa seduzir e alienar por valores efémeros.

CATEQUISTA NÃO É PROFISSÃO, MAS VOCAÇÃO

Imagem
Ser catequista não é uma profissão , mas uma vocação , afirmou o Papa na mensagem enviada aos participantes do Simpósio Internacional sobre Catequese. O Pontífice cita um diálogo de São Francisco de Assis com um de seus seguidores, que queria aprender a pregar. O santo disse-lhe: Quando visitamos os enfermos, ajudamos as crianças e damos de comer aos pobres já estamos pregando. “Nesta lição, está contida a vocação e a tarefa do catequista”, escreve o Papa. Em primeiro lugar, a catequese não é um trabalho ou uma tarefa externa à pessoa do catequista. De fato, “ ser ” catequista é uma vocação de serviço na Igreja, que se recebeu como dom do Senhor para ser transmitido aos demais . Para o Papa, o anúncio de Jesus Cristo deve acompanhar a fé que já está presente na religiosidade do povo. Povoação, sexta-feira, 28 de julho de 2017.

PAPA PEDE ESPAÇO PARA «VOZ DOS TRABALHADORES» NA IGREJA

Imagem
O Papa Francisco associou-se à celebração do 50.° Aniversário de fundação do Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (MMTC).  O congresso reúne 120 delegados representando o movimento presente hoje em 79 países, incluindo Portugal, em volta do tema ‘Terra, casa e trabalho por uma vida digna”.  A mensagem enviada sublinha que “a dignidade da pessoa está estritamente ligada a essas três realidades” que recordam que a experiência fundamental do ser humano “é a de sentir-se arraigado no mundo, na família e na sociedade”. “Terra, casa e trabalho significa lutar para que cada pessoa viva de maneira conforme à sua dignidade e ninguém seja descartado. Para isso, nos encoraja a nossa fé em Deus que enviou o seu Filho ao mundo para que, partilhando a história de seu povo, vivendo numa família e trabalhando com suas mãos, redimisse e salvasse o ser humano com a sua morte e ressurreição”, prossegue a mensagem papal.  Francisco exorta o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristã

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2017-2018

Imagem
Dom João Evangelista Pimentel Lavrador, Bispo de Angra, por mercê de Deus e da Sé Apostólica Aos que este Decreto virem saúde, paz e bênção «Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado como modelos do rebanho» (cfr. 1Pe. 5, 2-3). Ano após ano, torna-se necessário provir o Povo de Deus dos Presbíteros que orientem, proclamem a palavra, santifiquem e convidem os fiéis à partilha comunitária. O Sacerdote é por excelência uma pessoa comunitária, que faz esta experiência na comunhão do presbitério diocesano e que promove incansável a comunhão eclesial na sua comunidade cristã. A ele lhe compete desenvolver os carismas e ministérios dentro da comunidade de modo a que esta seja uma expressão da participação e da corresponsabilidade por parte de todos os batizados.

III JORNADAS DIOCESANAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Imagem

PROGRAMA DA FESTA DE SANT´ANA 2017

Imagem

16o DOMINGO DO TEMPO COMUM SENHOR, SOIS UM DEUS CLEMENTE E COMPASSIVO

Imagem
A liturgia deste Domingo convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do “Reino”; e convida-nos, sobretudo, a interiorizar essa “lógica” de Deus, deixando que ela marque o olhar que lança- mos sobre o mundo e sobre os homens. A primeira leitura fala-nos de um Deus que, apesar da sua força e omnipotência, é indulgente e misericordioso para com os homens – mesmo quando eles praticam o mal. Agindo dessa forma, Deus convida os seus filhos a serem “humanos”, isto é, a terem um coração tão misericordioso e tão indulgente como o coração de Deus. A segunda leitura sublinha, doutra forma, a bondade e a misericórdia de Deus. Afirma que o Espírito Santo – dom de Deus – vem em auxílio da nossa fragilidade, guiando-nos no caminho para a vida plena.
 O Evangelho garante a presença irreversível no mundo do “Reino de Deus”. Esse “Reino” não é um clube exclusivo de “bons” e de “santos”:

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM / A SEMENTE CAIU EM BOA TERRA E DEU MUITO FRUTO

Imagem
A liturgia deste 15º Domingo do Tempo Comum convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir na vida dos crentes. A primeira leitura garante-nos que a Palavra de Deus é verdadeiramente fecunda e criadora de vida. Ela dá-nos esperança, indica-nos os caminhos que devemos percorrer e dá-nos o ânimo para intervirmos no mundo. É sempre eficaz e produz sempre efeito, embora não actue sempre de acordo com os nossos interesses e critérios.

JUBILEU JOVEM – FÁTIMA

Imagem
Reverendos Párocos Saudações amigas e fraternas. Vimos, por esta via, dar-vos a conhecer a realização do JubJovem, Jubileu dos Jovens, integrado nas celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, que acontecerá nos dias 09 e 10 de Setembro próximo, no Santuário de Fátima. Todas as informações estão contidas no site criado para o efeito pelo Santuário de Fátima http://jubjovem.fatima.pt/ e no site da Pastoral Juvenil da nossa Diocese http://www.pastoraljuvenilacores.com/ Assim, pedimos a Vossa melhor atenção para este evento, fazendo chegar este informação aos jovens/grupos da(s) Vossa(s) Paróquia(s).

BAPTISMO EM ÁGUA RETORTA

Imagem
No passado Domingo, dia 25 de Junho de 2017, recebeu o Sacramento do Baptismo nesta Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Penha de França, Água Retorta: SANTIAGO PACHECO COSTA, filho de Marco Paulo Amaral Costa, natural de Água Retorta, e de Marlene Pacheco Moniz Costa natural da Achadinha, Nordeste, e residentes na Rua do Estanqueiro, N.º 20. Os nossos votos de Felicidades para o Santiago. Povoação, domingo, 2 de julho de 2017.

CASAMENTO EM ÁGUA RETORTA

Imagem
No passado sábado, dia 24 de Junho de 2017, celebraram o Sacramento do Matrimónio nesta Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Penha de França, Água Retorta: JORGE MIGUEL OLIVEIRA SIMAS, natural de Água Retorta e SCHELA CABRAL CARREIRO, natural de Fall River, Mass., EUA. Ao novo casal as nossas felicitações. Povoação, domingo, 2 de julho de 2017.

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM / CANTAREI ETERNAMENTE AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR

Imagem
Nas leituras deste 13º Domingo, cruzam-se vários temas. No geral, os três textos que nos são propostos apresentam uma reflexão sobre alguns aspectos do discipulado. Fundamentalmente, diz-se quem é o discípulo (é todo aquele que, pelo baptismo, se identifica com Jesus, faz de Jesus a sua referência e O segue) e define-se a missão do discípulo (tornar presente na história e no tempo o projecto de salvação que Deus tem para os homens). Na primeira leitura mostra-se como todos podem colaborar na realização do projecto salvador de Deus. De uma forma directa (Eliseu) ou de uma forma indirecta (a mulher sunamita), todos têm um papel a desempenhar para que Deus se torne presente no mundo e interpele os homens.