12.º DOMINGO COMUM / SOLENIDADE DE S. JOÃO BAPTISTA


EU VOS DOU GRAÇAS, SENHOR, PORQUE MARAVILHOSAMENTE ME CRIASTES

Nesta solenidade, a Palavra de Deus apresenta-nos a figura profética de João Baptista. Escolhido por  Deus para ser profeta, ainda antes de nascer, ele é um “dom de Deus” ao seu Povo. Sublinhando a  importância de João na história da salvação, a liturgia não deixa, contudo, de mostrar que João não é  “a salvação”; ele veio, apenas, dirigir o olhar dos homens para Cristo e preparar o coração dos homens para acolher “a salvação” que estava para chegar.

A primeira leitura  apresenta-nos uma misteriosa figura profética, eleita por Deus desde o seio materno, a fim de ser a “luz das nações” e levar a Palavra ao coração e à vida de todos os homens. Impressiona especialmente a centralidade que Deus assume na vida do profeta: toda a missão profética  brota de Deus e sustenta-se de Deus.

Na  segunda leitura, Paulo fala aos judeus de Antioquia do profeta João. Na perspectiva de Paulo, a missão de João consistiu em convidar os homens a uma mudança de vida e de mentalidade, numa espécie de primeiro passo para acolher o “Reino” que Jesus veio, depois, propor. Paulo deixa claro que João não é o Messias libertador, mas sim aquele que vem preparar o coração dos homens para acolher o Messias.

O Evangelho relata o nascimento de João. Na perspectiva de Lucas, os acontecimentos ligados ao seu nascimento mostram como o profeta João é um “dom de Deus”. Começa, nessa altura, a tornar-se claro para todos que Deus está por detrás da existência de João, e que a sua missão é ser um sinal de Deus no meio dos homens.

Povoação, domingo, 24 de junho de 2018.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES