ÁGUA RETORTA E NORDESTE - QUAL A 10.ª ILHA? SÃO DOIS CANTÕES DO “CANTINHO DO PARAÍSO”


[…] Começo por citar um querido amigo e companheiro da nossa velhinha e sempre nova Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, Eduardo de Medeiros. Esta sua referência , julgo que terá mais a ver com a emigração que aconteceu, a partir dos anos 30 do século passado de Água Retorta para Ponta Delgada.
“...os cidadãos mais inteligentes da ilha...”.

Gostaria de partilhar convosco, a minha última estadia neste 10.º Cantão.... Nos três dias, que me deram e a boleia me permitia, dormi “paredes meias” com o Triato do Senhor Espírito Santo. Que mais poderia desejar.

Da Catedral de Nossa Senhora da Penha de França, sobranceira às comunidades que compõem o Cantão, a saber: Fagundas, Terra Chã e Fajã do Calhau, a procissão saia, com organização perfeita, com autenticidade e humildade, ou não fosse o seu Pastor o Professor Doutor Octávio de Medeiros, que depois de missionar nas Áfricas, aqui está simples, como era o Seu Mestre JESUS.

O maestro Franco da Banda de Nossa Senhora [da Penha de França], não se poderá queixar das questões do género, porque me pareceu que “elas” estavam em maioria. Todos com o compasso certo. Para a Comissão das Festas, melhor não poderia acontecer com o Amâncio... Aguiar e os Agostinhos a ajudar. Para o jovem Presidente desta Comunidade Cantonal, Dr. Sérgio de Medeiros, assim como para os seus colaboradores, a minha gratidão pelo exemplar serviço prestado. A CAUSA não vos esquecerá!

Finalizo com esta citação “...Era uma vez o paraíso na terra – a Fajã do Calhau - onde os cagarros contavam histórias embaladas do mar. Lá, não havia rede de telemóvel, incrível! (...)”.

Povoação, domingo, 16 de setembro de 2018.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS