5o DOMINGO DO TEMPO COMUM -
NA PRESENÇA DOS ANJOS, EU VOS LOUVAREI, SENHOR


A liturgia deste domingo leva-nos a reflectir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo.

Na primeira leitura, encontramos a descrição plástica do chamamento de um profeta – Isaías. De uma forma simples e questionadora, apresenta-se o modelo de um homem que é sensível aos ape- los de Deus e que tem a coragem de aceitar ser enviado.
A segunda leitura propõe-nos reflectir sobre a ressurreição: trata-se de uma realidade que deve dar forma à vida do discípulo e levá-lo a enfrentar sem medo as forças da injustiça e da morte. Com a sua acção libertadora – que continua a acção de Jesus e que renova os homens e o mundo – o discípu- lo sabe que está a dar testemunho da ressurreição de Cristo.

No Evangelho, Lucas apresenta um grupo de discípulos que partilharam a barca com Jesus, que aco- lheram as propostas de Jesus, que souberam reconhecê-l’O como seu “Senhor”, que aceitaram o convite para ser “pescadores de homens” e que deixaram tudo para seguir Jesus... Neste quadro, reconhecemos o caminho que os cristãos são chamados a percorrer.


“Reconhecer os mesmos direitos a todo o ser humano é glorificar o Nome de Deus na terra. Assim, em nome de Deus Criador, é preciso condenar, decididamente, qualquer forma de violência, porque seria uma grave profanação do nome de Deus utilizá-lo para justificar o ódio e a violência contra o irmão. Religiosamente, não há violência que se possa justificar” 
(Papa Francisco)”.


Povoação, domingo, 10 de fevereiro de 2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES