COLÓQUIO SOBRE O CULTO DO SANTO CRISTO E DO ESPÍRITO SANTO NO POVO AÇORIANO
- Sete pontos em destaque :
Realizou-se no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, de 9 a 11 de Julho de 2019 o Colóquio “O Culto ao Santo Cristo e ao Espirito Santo no Povo Açoriano”.
Das conferências, diálogos e reflexões destacamos os seguintes pontos :
1. A temática deste colóquio revelou a atualidade das “comunicações”, das reflexões, dos diálogos e a necessidade de se continuar a aprofundar este e outros assuntos. Houve bem a função de colóquio: quando se dialogou, se pesquisou em comum para concluir.
2. Tendo como fundo o caminho para o meio milénio de Igreja nos Açores, referiu-se: os quase cinco séculos de devoção e de vida cristã. Assim, mergulhamos nos 485 anos de vida da nossa Diocese.
Neste sentido, sente-se a necessidade da elaboração de uma obra completa sobre a história da nossa Diocese de Angra nestas Ilhas dos Açores.
3. Partindo de um ponto de vista pluridisciplinar sobre a vivência da fé entre nós, sente-se a necessidade de um estudo continuado e aprofundado a nível acadêmico e da prática pastoral que dentro de uma visão antropológica e de uma melhor compreensão da religiosidade popular e piedade popular; as entrelace com o nosso hoje evangelizador, sobretudo no que diz respeito ao culto ao Santo Cristo e ao Espírito Santo.
4. A devoção ao Santo Cristo e ao Espírito Santo mistura-se com a tradição e vivência Franciscana nos Açores, quer nas tradições, nos conventos existentes nas diferentes ilhas, como nas comunidades cristãs e nos Santuários. É o caso do nosso Santuário do Senhor Santo Cristo.
5. O Santuário do Senhor Santo Cristo guarda em si uma riqueza cristã e um património religioso, histórico e artístico, com potencialidades pastorais de grande alcance. No colóquio esclareceram-se aspetos históricos relacionados com a imagem do “Ecce Homo” e com a vida e a devoção à Madre Teresa da Anunciada.
6. O Santuário do Santo Cristo está num processo de renovação abrangente que integra a remodelação de estruturas físicas, a valorização dos espaços museológicos, e a estruturação no aprofundamento da vida litúrgica e pastoral, bem como na consideração das exigências comunicacionais que ao mesmo Santuário se coloca hoje.
7. Evitando a superficialidade e a banalização na devoção ao Espírito Santo e ao Santo Cristo, encontram-se cada vez mais na vivência deste culto purificado grandes desafios à conversão pessoal e pastoral que por sua vez em sinodalidade geram as verdadeiras exigências das dimensões missionárias que lhe estão conexas.
A Comissão Organizadora do Colóquio
Comentários
Enviar um comentário