PASTORAL FAMILIAR DIOCESANA NO FINAL DESTE ANO PASTORAL

Ano Pastoral e reta final do ano: “Família Amoris Laetitia”


O Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado informa a todos os Ouvidores da Diocese, em especial aos da Ilha de São Miguel (porque se vai realizar em Vila Franca do Campo o 1º Dia Diocesano da Família) cinco eventos neste resto de ano Pastoral 2021/2022.


Aos Ouvidores de toda a

Diocese em especial aos da

Ilha de São Miguel

 

Assunto: Pastoral Familiar Diocesana no final deste

               Ano Pastoral e reta final do ano: “Família Amoris Laetitia”

O Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado informa a todos os Ouvidores da Diocese em especial aos da Ilha de São Miguel (porque se vai realizar em Vila Franca do Campo o 1º Dia Diocesano da Família) cinco eventos neste resto de ano Pastoral 2021/2022.

1. Conferências sobre: “Igreja Doméstica e Sinodalidade”, o Dr. Juan Ambrósio vai proferir três conferências na Diocese, onde foi possível, pela sua agenda.

Dia 28 de Abril: Na Ouvidoria de Angra do Heroísmo no Seminário Episcopal de Angra pelas 20:00hs;

Dia 03 de Maio: Para os Ouvidorias de São Miguel ás 20,30hs no Centro Pastoral Pio XII (Aqui segue o poster);

Dia 11 de Maio: Para a Ouvidoria da Praia da Vitória na paróquia das Fontinhas às 20:30hs.

Convidam-se os casais e famílias em geral sobretudo os ligados com a pastoral territorial (paróquias e Ouvidorias) e movimentos de casais e familiares e cristãos.

2. Semana da Vida 8 a 15 de Maio

Todos os anos acontece esta semana em todo o Portugal, incluindo o 15 de Maio que é sempre o Dia Internacional da Família.

Estamos admirados porque ainda não chegou do Nacional o tema e os elementos informativos. Se chegarem enviaremos. Todavia este ano o realce vai para o domingo dia 15 Dia Internacional da Família que este ano será o dia da 1ª Festa Diocesana da Família.

3. 1º Dia Diocesano (Desta da Família) 15 de Maio

Estava prevista a sua realização há dois anos atrás, mas por causa da pandemia, não se realizou. A ideia é que haja uma celebração especial deste dia, cada ano, numa ilha diferente.

Este ano será no dia 15 de Maio próximo, em Vila Franca do Campo, aberto a toda a Ilha e Diocese. Neste sentido, pede-se a nós Ouvidores que informemos e motivemos a nossa Ouvidoria. Para isto, pede-se:

a) A difusão deste acontecimento pela informação, pelo Cartaz e pela motivação das famílias em conjunto com os “casais de ligação” de Ouvidoria.

b) Que se comunique, o mais cedo possível, os casais das paróquias de cada Ouvidoria que façam 10, 25 e 50 anos de casado este ano e queiram participar na celebração da Eucaristia, recebendo um diploma diocesano.

c) Que esclareçamos o programa, de tal maneira que haja participação: Acolhimento, reflexão, celebração e parte recreativa.

d) Casais que queiram vir das outras ilhas ou estejam em São Miguel podem representar as Ouvidorias fora da nossa ilha.

e) A nossa presença de padres neste dia sobretudo na concelebração é um bom sinal. A Eucaristia será presidida pelo nosso Administrador Diocesano.

4. Encontro Mundial de Famílias de 22 a 26 de Junho

Este encontro, a realizar em Roma, será o encerramento do Ano Família Amoris Laetitia. Será celebrado como o grande encontro que se dá de três em três anos, mas desta vez tem a particularidade de ser celebrado em todas as Dioceses do Mundo ao mesmo tempo com as Catequeses próprias que estão indicadas e com uma celebração diocesana. A celebração diocesana será na Matriz de Ponta Delgada no domingo 26 de Junho com a Eucaristia, pelas doze horas, presidida pelo nosso Administrador Diocesano e com a presença de famílias da nossa ilha.

5. Conselho Diocesano da Pastoral Familiar

Está a ser constituído o Conselho Diocesano da Família, o qual integrará a equipa diocesana de Pastoral Familiar, os “casais de ligação” das 17 Ouvidorias, os padres Assistentes/ ou Referentes da Pastoral Familiar e um representante leigo pelos movimentos familiares cristãos existentes na Diocese. Reunirá via Zoom sempre que for necessário. Já temos feito experiência por esta via.

 

Voltei a ser chamado, este ano pastoral, interinamente, para Assistente Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado por necessidade diocesana, mas terminarei com a vinda do novo Bispo.

 

Em nome da Equipa do Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e em meu nome pessoal, um abraço para todos

 

Padre José Constância







Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA CRIANÇAS