MARIA E A FÉ

Neste ano da Fé não podemos deixar de falar na figura daquela que nos «precede na peregrinação da Fé» (Lumen Gentium, 58), Maria. Dia após dia, cumpria-se na vida de Maria a saudação e bênção de Isabel: «Bendita aquela que acreditou» (Lc 1, 45). A Igreja vê nela o exemplo mais perfeito da nossa fé. A Virgem Maria vai adiante de nós, precede-nos «na peregrinação da Fé», como se antecipasse os nossos passos e a nossa caminhada. Ela está continuamente junto de nós.

À luz do Vaticano II, a Mãe de Deus é-nos apresentada como aquela que ocupa na Igreja o lugar mais elevado, mas, ao mesmo tempo, o mais próximo de nós. Maria é o nosso caminho no contexto da nossa vida centrada em Cristo. No caminho da Fé a percorrer, Maria é o nosso caminho, no sentido que nos precede e nos mostra o itinerário.

Vejamos alguns passos que nos demonstram como Deus moldou a Fé de Maria. A primeira prova é após o seu fiat, dá-se conta de que José de nada sabia. Foi a primeira tragédia daquelas duas pessoas que não sabiam o que fazer. Outra foi o nascimento do Menino em total ausência de segurança humana. Pouco depois há o abalo da perseguição de Herodes. Esta prova de fé muito dura que terá feito perguntar por que razão se cala Deus e não defende o seu Filho. Maria passou por outra prova de fé quando perde Jesus aos doze anos e Jesus nada quer explicar-lhe sobre o sucedido. Todo este processo culmina aos pés da cruz, o qual dispensa todo o comentário. No meio de todas essas provações Maria permanece inabalável na sua Fé.

De tudo isto podemos constatar que a atitude de Maria face às provas da Fé são para nós um espinho na consciência. Na sua vida todas as provas de Fé contribuíram para um abandono a Deus mais profundo. O ideal de Deus realizou-se na sua vida em toda a plenitude, de tal forma que Maria se tornou a obra-prima de Deus. Nós ao contrário estabelecemos constantemente um divórcio entre a Fé e a vida, entre o que dizemos e o que fazemos. Na sequência das provas de Fé, retrocedemos ou afastamo-nos mesmo. Cristo chama-nos a empreender-mos o caminho de Maria para nos revelar a imensidade do amor que tem por nós.

Neste ano da Fé, a Virgem Maria, apresentada como modelo da alma entregue a Deus sem reservas, exorta a todos nós a realizar-mos o ideal da radicalidade da Fé.


Nuno Fidalgo

Fotos: Google imagens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES