O ETERNO SIM

O homem é um ser estranho. Sentimo-nos como eternos exilados, como devorados por saudades infinitas de Alguém que nunca vimos. Estranhas saudades! Essas saudades, creio eu, só as tem quem é humilde. Ora Maria foi fundamentalmente humildade.

A nossa vida é uma peregrinação na fé e como todos nós (estes seres estranhos), Maria foi descobrindo o mistério de Deus com a atitude típica dos pobres de Deus: abandono, busca humilde, disponibilidade confiante. Como nós a Mãe também teve que peregrinar entre ruas vazias e vales escuros, buscando pouco a pouco o Rosto e a vontade do Pai.

Para mim uma das passagens mais preciosas da Escritura é esta: “eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Vemos aqui aquela pobre moça, como adulta na fé, cheia de paz, humildade e doçura, confiar-se e entregar-se “Faça-se!”, está bem meu Pai.

Maria dá o sim da sua vida sem outro motivo senão a sua fé e o seu amor. O sim eterno… Como nos diz Schelkle, Maria é o protótipo do crente. Com este sim eterno a Mãe entra então na corrente dos pobres de Deus que depositam a sua confiança nas mãos todo-poderosas e todo-carinhosas do Pai.

Caros leitores reflecti nesta Mãe que manifesta uma tremenda confiança, um abandono tremendo mas do Pai.

Neste tempo do Advento olhemos para Maria que com o seu eterno sim entrega-se sem reservas com os braços postos ao alto com o seu “Faça-se” que se traduz no ámen à noite de Natal em Belém, sem casa e sem berço.

A Senhora por ter acreditado transforma-se em Mãe de Deus, bendita entre todas as mulheres, a cheia de graça e proclamada bem-aventurada pelas gerações.

Maria não pergunta, não duvida nem exige garantias, dá o seu sim! E nós?


Nuno Fidalgo

Fotos: Google imagens

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES