ESTES VENTOS NÃO TRAZEM CANÇÕES SEMEADAS…(3)

NON HABEMUS OUVIDOR…!

Tinha escrito há poucos dias: NON HABEMUS OUVIDOR! Não sabemos se o teremos….Quando o teremos e Quem será …. Há algumas hipóteses … Mas não há nenhuma certeza!!!

Hoje, após reunião da Equipa Sacerdotal da Ouvidoria com o Reverendíssimo Vigário Episcopal de S. Miguel, realizada na Casa Paroquial da Povoação, “continua o mesmo impasse”. Não temos Ouvidor… Não obstante toda a sua boa vontade e “diplomacia”, o Vigário Episcopal regressou a Ponta Delgada de “mãos vazias”.

Pessoalmente, preocupa-me o que possa estar por detrás desta “relutância” em aceitar desempenhar as funções de Ouvidor. Confesso que me alegra constatar que os colegas não são como os “abutres” que, mesmo antes da presa morrer, já estão prontos para a devorar. Ou seja, aparentemente, não revelaram ter fome de poder. Isto em contraste com o que, não raro, acontece mesmo “dentro da Igreja”. No entanto, não posso deixar de me interrogar se não haverá outras razões, não manifestas, para justificar esta “indisponibilidade”: desmotivação? desencanto? difícil relação com o “poder”?

Gostaria de esclarecer que não inventei a data de 29 de Setembro para a Provisão de Ouvidor. A Provisão “existia”. Se a divulguei foi apenas, e só, porque pensei que era um gesto de delicadeza da minha parte “dizer que o poder não ficava na rua!”. Isso pensava eu…. Afinal, enganei-me redondamente. O que, aliás, tem acontecido na minha vida!!! Aprendi bem a lição. Como bom aluno, que sempre fui, vou procurar nunca mais a esquecer…O que, confesso, nem sempre me é fácil!!!

Não sei as razões “não manifestas” deste “impasse”. Isto, porém, não me impede de manifestar a minha opinião. Preocupo-me com o que possa estar por detrás desta “não-aceitação”. Preocupam-me as consequências que possam vir a repercutir-se nos 98 anos de História da nossa Ouvidoria. Talvez a única que teve sempre como Ouvidores sacerdotes da Povoação. Fico triste porque estes ventos não trazem canções semeadas…

Água Retorta, 25 de Outubro de 2014
Pe. Octávio de Medeiros

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES