PROPOSTA DE CELEBRAÇÃO PARA A NOITE DE PÁSCOA E OUTRAS INFORMAÇÕES

Aos presbíteros e diáconos da Diocese de Angra 

Revmº Sr.

Esperando que se encontre de boa saúde, enviamos-lhe em anexo um  esquema de "liturgia familiar" que poderá fazer chegar aqueles que lhe estão confiados da forma que entender mais conveniente, de modo a que possa ser utilizada na noite santa da Páscoa, este ano marcada pela impossibilidade de celebrarmos com a presença física com o Povo de Deus O esquema foi preparado pelo Pe. Doutor Mário Sousa, da Diocese do Algarve, que gentilmente no-lo cedeu e ao qual agradecemos.

Seguem dois anexos: Um com a celebração em si e outro com um cartaz para os mais novos de cada família prepararem durante a semana. Poderá também servir de modelo para um cartaz maior, ao gosto de cada família. No final da celebração o mesmo deverá ser colocado num local visível, conforme se indica no esquema. Em alternativa, em vez do cartaz, sabemos que muitas famílias estão a preparar a sua cruz para colocar no exterior da sua casa na Semana Santa e para adornar na Páscoa. Esta cruz pode muito bem substituir o cartaz aqui indicado.

Aproveitamos também para vos informar que dentro de poucos dias seguirão algumas orientações/propostas para o terceiro período de catequese nas paróquias e demais comunidades. Como sabeis (Sem querer escolarizar a catequese) até a própria escola está a envidar os esforços possíveis para manter o contacto com os alunos e favorecer a sua aprendizagem. Ainda não sabemos se poderemos ter encontros de catequese nos moldes habituais nalgum dos meses deste ano pastoral, pelo que são necessárias alternativas. 

 Alguns sacerdotes têm-nos pedido indicações práticas para poderem aplicar à Catequese.

Estamos a agrupá-las e a aprofundar cada uma delas. Aguardamos também algumas indicações que nos deverão chegar do Secretariado Nacional da Educação Cristã. Se Deus quiser, antes de Páscoa tereis estas sugestões nos vossos emails. Todas elas têm um objectivo em comum: Que não se perca a ligação entre os catequizandos,a comunidade e o/a catequista. Temos de ser criativos neste tempo que é de prova mas que também nos desafia a encontrarmos novos meios para irmos ao encontro dos mais novos, de acordo com as possibilidade de cada meio, de cada catequista e de cada grupo. Bem sabemos que as condições não são as mesmas em todos os ambientes mas há sempre algo de bom  a fazer.

Manifestamos a nossa disponibilidade para vos auscultar e esclarecer alguma dúvida.

Em nome da equipa do Serviço Diocesano, recebam um abraço com os nossos votos sinceros de uma Santa Semana Maior.

Dedicadamente,

P. Jacob Vasconcelos

Diretor do SDECM da Diocese de Angra


Celebração familiar na noite de Páscoa

(Esta celebração faz-se no início do jantar de sábado santo. Procure-se fazer deste jantar uma refeição festiva, com a mesa e a sala adornadas. Todos sentados à mesa, com a sala às escuras. Apenas uma vela está acesa em cima da mesa.

Deve haver velas para cada um dos que está à mesa, que o pai ou a mãe entregará no momento indicado. Se houver um sino, será utilizado também na altura própria. Também deve estar presente o cartaz elaborado durante a semana, que segue em anexo. Imprimam-se exemplares suficientes desta folha, para que cada um tenha o seu próprio texto).

Filho: Porque é que estamos às escuras?

Mãe: Porque foi numa noite como esta, em que nada se podia ver, que a luz de Deus brilhou na escuridão e trouxe ao mundo uma nova claridade.

Foi a noite da ressurreição de Jesus.

Filho: E porque é que temos uma vela acesa na nossa mesa?

Pai: Porque a mesa é o lugar onde nos encontramos como família, onde
conversamos, onde aprofundamos a nossa amizade uns com os outros. E
ao termos acendido esta luz no meio de nós, recordamos as palavras de Jesus: «Eu sou a luz do mundo; quem me segue jamais caminhará nas trevas, mas terá a luz da vida» (Jo 8,12). Nesta noite em que o Senhor ressuscitou e venceu as trevas da morte, queremos dizer-Lhe que Ele é a luz da nossa família, a luz que nos ilumina a vida e aquece o coração.

Filho: Mas o que é que aconteceu nesta noite?

Pai: Vamos ouvir o que aconteceu. Do capítulo 24 do evangelho segundo S. Lucas:

« 1 No primeiro dia da semana, ainda escuro, as mulheres foram ao sepulcro levando os aromas que tinham preparado.  2 Encontraram a pedra removida do sepulcro  3 e, ao entrarem, não encontraram o corpo do Senhor Jesus.  4 E aconteceu que, estando elas perplexas com isto, eis que se lhes apresentaram dois homens em vestes resplandecentes.  5 Estando elas cheias de medo, e com o rosto inclinado para a terra, eles disseram-lhes: «Porque procurais entre os mortos aquele que está vivo?  6 Não está aqui; ressuscitou. Recordai-vos de como vos falou quando ainda estava na Galileia,  7 dizendo: «É necessário o Filho do Homem ser entregue às mãos de homens pecadores, ser crucificado e ao terceiro dia ressuscitar».

8 Recordaram-se, então, das suas palavras  9 e, ao voltar do sepulcro,
anunciaram tudo isto aos onze e a todos os outros».

Palavra da Salvação.

Mãe: Jesus venceu a morte e está vivo. As mulheres que foram ao sepulcro para honrar o corpo de Jesus (como era hábito fazer naquele tempo) estavam tristes porque pensavam que tudo tinha acabado e já não havia solução. E, de facto, para as possibilidades humanas já não havia mais nada a fazer. Mas Deus é mais forte que a própria morte, e elas descobriram que Jesus tinha ressuscitado. Por isso, a tristeza e o medo que sentiam transformou-se numa grande alegria, que elas foram imediatamente anunciar aos outros discípulos. E também eles descobriram que Jesus tinha ressuscitado e já não se conseguiram mais calar; eles, que tinham fugido apavorados no dia em que Jesus fora preso e que continuavam fechados em casa com medo, a partir do momento em que descobriram que Jesus tinha ressuscitado, foram pelo mundo inteiro anunciar a toda a gente que o Senhor está vivo! E de tal maneira não se calaram mais, que deram a sua própria vida por causa da sua amizade com Jesus. A ressurreição de Jesus é a razão de ser da nossa fé e, por isso, a grande importância desta noite.

Filho: E porque é que não vamos esta noite à Igreja, como nos outros anos?

Pai: Não vamos à Igreja, mas estamos aqui como Igreja de Jesus que somos. Este ano todos nós vivemos um momento difícil, e pelo bem dos outros não podemos sair de casa. Estes são dias em que as pessoas estão tristes e em que parece que estão como esta sala: com o coração às escuras. Mas, no meio dessa escuridão e dessa tristeza, recordamos que Jesus está vivo e é a nossa luz, luz que ilumina a tristeza, aquece a esperança e nos chama à confiança, dizendo: «Não tenhais medo, porque Eu estou convosco!».

Filho: E como se chama essa confiança?

Mãe: Chama-se fé. Por isso, no dia em que vocês foram batizados, o sacerdote acendeu uma vela na grande vela, o círio pascal, que é benzido e aceso todos os anos nesta noite, e disse-nos: «Recebei a luz de Cristo».

Filho: E o que é «a luz de Cristo»?

Pai: É a fé; a nossa amizade com Jesus. É por isso que nesta noite renovamos sempre o nosso compromisso, a nossa amizade com Ele.

Como este ano não o podemos fazer com a nossa comunidade paroquial, vamos fazê-lo aqui em casa, como Igreja doméstica que somos. Vamos acender as nossas velas, recordando o nosso batismo, e renovar a nossa profissão de fé.

Pai: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen (benzem-se)

Pai: Senhor Jesus, nesta noite santa, reunidos em Igreja, fazemos memória da Tua ressurreição e, em união com o Santo Padre Francisco, com o nosso Bispo Manuel, o nosso Padre Mário e com a nossa comunidade, queremos renovar a nossa profissão de fé.

(todos acendem a sua vela na vela que está acesa sob a mesa e podem cantar:

Esta luz pequenina, vou deixá-la brilhar (tris)

Vou deixá-la, vou deixá-la brilhar.

Mãe: Esta luz é pequenina, mas é como a fé: quando a deixamos brilhar, ilumina tudo e todos. Peçamos ao Senhor que, neste tempo de tristeza e de escuridão, a Sua luz brilhe verdadeiramente em nós, na nossa casa, e, através de nós, na vida dos nossos familiares e amigos.

Pai: Professemos a nossa fé (todos rezam o Credo na versão mais pequena, o Símbolo dos Apóstolos):

Todos:

Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra,
e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia;

(todos param e toca-se o sino, e depois cantam:

Cristo vive, aleluia (tris)

Cristo vive, aleluia (tris)

Depois, retomam o Credo):

Todos:

E subiu aos Céus;
está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica;
na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados;
na ressurreição da carne; e na vida eterna.

Ámen.

Pai: Esta é a nossa fé, que temos a alegria de viver como família cristã.

Que o Senhor nos ajude a manter sempre viva a luz da fé nos nossos corações e na nossa família, para podermos ser sempre, uns para os outros, uma bênção de Deus.

Filho: Pai e mãe, podemos rezar por aqueles que não têm esta luz?

Pai: Sim filho, podemos e devemos. Nesta noite queremos rezar por todos aqueles que ainda não encontraram a luz de Jesus. E também pelos que se sentem sós ou tristes; pelos que foram infetados com este vírus e por todos os profissionais de saúde que deles cuidam. Queremos também agradecer a Jesus pelas pessoas que continuam a trabalhar para que possamos ter comida na nossa mesa, medicamentos para nos podermos tratar, e pelos que tratam de tudo para que a nossa vida possa continuar.

Rezemos, para que a luz de Jesus a todos ilumine e aqueça, e todos sintam a presença e o carinho de Deus, que nunca nos abandona:

Todos:

Pai-nosso, que estais nos Céus…
Filho: Obrigado Jesus, por podermos celebrar juntos a Tua Páscoa!
Obrigado pela nossa família!
Abençoa-nos e protege-nos do perigo.
Abençoa os nossos familiares, o nosso querido Papa Francisco,
o nosso Bispo João, o nosso pároco e todos os
sacerdotes,
a nossa paróquia, os doentes,
os pobres e os que se sentem tristes.

Mãe: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (todos fazem o sinal da cruz)

Pai: Este ano em nossa casa; para o ano com a nossa comunidade!

Aleluia! Louvado seja Deus por tudo!

E agora, como sinal da nossa alegria pela celebração da Páscoa de Jesus, vamos colocar na fachada da nossa casa o cartaz que preparámos esta semana e pôr nas janelas uma vela acesa.

(acendem as velas, e vão em procissão colocar as velas nas janelas e o cartaz numa das varandas. Depois regressam à mesa para o jantar).

Pai ou mãe (de pé, dá graças pela refeição): Bendito sejas Senhor, pelo
alimento que nos dás. Ajuda-nos a sabermos ser sempre agradecidos e a partilhar com aqueles que nada têm para pôr na mesa. Abençoa-nos e guarda-nos na Tua paz. Amen.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

A CATEQUESE VAI COMEÇAR: INÍCIO DA CATEQUESE

CATEQUESE MISSIONÁRIA PARA ADOLESCENTES