Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2017

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS NA NOSSA OUVIDORIA - POVOAÇÃO

Imagem
Realizou-se na semana de 13 a 17 de fevereiro, uma formação de catequistas a nível da Ouvidoria onde estiveram presentes cerca de oitenta catequistas das várias paróquias. Ao longo da semana, passaram pelo Centro Social da Lomba do Cavaleiro, local onde se realizou a formação, diversos intervenientes com temas muito aliciantes e importantes para a nossa formação na fé.   No primeiro dia, o Coordenador da Catequese a nível ilha o senhor padre Hélio Soares interveio para esclarecer a forma como a formação iria decorrer. Ao longo da semana, a irmã Isilda, responsável pela catequese a nível de Diocese, abordou temas como a realidade da nossa catequese, a imagem do catequista, a importância do acolhimento na catequese para que os nossos catequizandos se sintam pré dispostos a acolher a palavras de Deus.

RENUNCIA QUARESMAL É O GESTO CONCRETO DE UM PROCESSO DE CONVERSÃO INTERIOR ANO XII

Imagem
Porta Voz da diocese lembra que este ano a coleta da renuncia quaresmal destina-se a ajudar crianças em extrema pobreza O bispo de Angra destinou que o produto da renuncia quaresmal deste ano se destina ao fundo diocesano de ajuda às crianças em situação de extrema pobreza e o porta voz da diocese lembra que esta renuncia é a forma exterior e visível de se materializar uma verdadeira conversão interior. O padre Ricardo Henriques é o convidado do programa de Rádio Igreja Açores que vai para o ar este domingo a partir do meio-dia no rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM ÁGUA RETORTA

Imagem
Amanhã quarta-feira, dia 1 de Março, damos início ao Tempo da Quaresma. A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição . Neste tempo somos convidados à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus « de todo o coração » para não se contentar com uma vida medíocre, mas crescer na amizade com o Senhor. A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo (Papa Francisco). Este dia é dia de jejum e abstinência e a Missa com a imposição das Cinzas na paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, será às 19H00. Povoação, terça-feira, 28 de fevereiro de 2017.  

DIOCESE DE ANGRA ORGANIZA RECOLECÇÃO DA QUARESMA

Imagem
No dia 3 de Março terá lugar, no Centro Pastoral Pio XII, a recolecção quaresmal do clero. É destinada a todos os sacerdotes das ilhas de S. Miguel e S.ta Maria e será orientada pelo bispo de Angra, D. João Lavrador. “No inicio deste tempo favorável para nos encontrarmos com Deus e caminharmos na renovação da nossa missão pastoral, é da máxima importância dispormo-nos a começar em conjunto a caminhada quaresmal” refere o prelado numa nota enviada aos sacerdotes. A escuta e meditação da Palavra de Deus, a oração e adoração eucarística, a possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação, recebendo o abraço misericordioso de Deus e o encontro fraterno com outros sacerdotes são momentos que as recolecções proporcionam. Povoação, terça-feira, 28 de fevereiro de 2017.  

FALECIMENTO NA POVOAÇÃO

Imagem
Aos 24 dias do mês de fevereiro de 2017, aos 90 anos de idade, faleceu a Sr.ª Maria Leonor dos Santos Ferreira Amaral , natural da freguesia de Povoação, filha de António Ferreira e de Cecília Moniz Pacheco Ferreira, viúva de João dos Santos Amaral. Foi sepultada no cemitério de Santa Bárbara, Lomba do Carro, no dia 25 de fevereiro de 2017. Endereçamos as nossas sentidas condolências aos seus familiares. Povoação, terça-feira, 28 de fevereiro de 2017.

ESTATÍSTICAS DE 2016 PARÓQUIA DE ÁGUA RETORTA

Imagem
Ao encerrarmos o ano de 2016 a situação da Paróquia era a seguinte: População: 444 pessoas Catequese: 65 inscritos Catequistas: 6 Baptismos celebrados: 3 1ªs Comunhões: 4 Profissões de Fé: 13 Óbitos: 7 Povoação, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017.

8o DOMINGO DO TEMPO COMUM / SÓ EM DEUS DESCANSA, Ó MINHA ALMA

Imagem
A liturgia deste 8o Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre as nossas prioridades. Recomenda que dirijamos o nosso olhar para o que é verdadeiramente importante e que libertemos o nosso coração da tirania dos bens materiais. De resto, o cristão não vive obcecado com os bens mais primários, pois tem absoluta confiança nesse Deus que cuida dos seus filhos com a solicitude de um pai e o amor gratuito e incondicional de uma mãe.

MENSAGEM DA QUARESMA 2017 - DOM JOÃO LAVRADOR

Imagem
Mensagem de Quaresma «Toda a Pessoa é um Dom de Deus»         Estamos a iniciar um tempo importantíssimo para os cristãos e para toda a sociedade.         Ao longo de um itinerário de quarenta dias, à imagem da presença de Jesus de Nazaré no deserto e dos quarenta anos de permanência do Povo Hebreu no deserto, através da ascese, da oração, da renuncia e da partilha, somos convidados a aproximarmo-nos mais de Deus e dos irmãos sobretudo dos que mais sofrem.         Os cristãos colocam o seu olhar na Páscoa de Jesus Cristo e dispõem-se a integrar na sua vida a mesma dinâmica de deixar de ser a pessoa presa ao seu egoísmo, individualismo, fechada em si e na sua história, para alcançar a vida na sua plenitude, o sentido da sua existência que só poderá ser digna do ser humano quando aberta para Deus e para os irmãos.         Mas este tempo é igualmente importante para toda a sociedade que anda em busca de soluções para os problemas do mundo e de cada pessoa. Torna-se

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O BAPTISMO NAS FURNAS

Imagem
Informa-se todos os interessados que nos próximos dias 6, 7 e 8 de Março, pelas 20:00h no salão do Centro Catequético das Furnas, realizar-se-á um Curso de Preparação para o Baptismo. Recordamos que na Paróquia das Furnas o próximo encontro de preparação será só em Outubro pelo que todos os pais e padrinhos que desejam baptizar os seus filhos/afilhados durante este tempo deverão aproveitar esta oportunidade. Povoação, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017.

OPINIÃO: EUTANÁSIA, MORTE DIGNA?

Imagem
P. Vasco Pinto de Magalhães Como é possível que, num mundo cheio de mortes por ideologias fanáticas que pretendem um mundo limpo de infiéis, sem dignidade nem lugar, estejamos nós a discutir como matar para eliminar o sofrimento Gostava de perceber o que se entende por dignidade. Para os defensores da eutanásia, esse tem sido um argumento. Mas dá vontade de perguntar: uma pessoa sofrida, em grande sofrimento, por uma doença ou situação “sem cura” perde a dignidade? A mãe a fazer o luto de um filho, por exemplo, ou um deficiente profundo, um doente “terminal” ou o Papa João Paulo II tremendo e babando-se nos seus últimos tempos, tornaram-se indignos? Não seria melhor “ajudá-los a morrer” ou, talvez, “matá-los piedosamente”? A resposta que me dão é que “faz muita impressão”, que “não há direito de deixar ali a sofrer”, que “a sua vida já só é um peso para si mesmo e para os outros” que “a sua vida acabou”, “que sentido tem?”; e por isso mais vale acabar mesmo… e nós ajudamos;

VENDA DE MALASSADAS A FAVOR DA IGREJA DAS FURNAS

Imagem
No próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de Fevereiro , por ocasião da Exposição das Camélias, a Comissão para os Assuntos Económicos da Paróquia de Sant´Ana de Furnas com o apoio de várias senhoras da freguesia, levará a cabo a venda de malassadas e outros doces típicos da época de carnaval. A receita obtida reverterá a favor das obras da Igreja de Nossa Senhora d´Alegria. O local da venda será o recinto da Exposição por cortesia da Câmara Municipal da Povoação. Desde já agradecemos a todas as pessoas que têm colaborado connosco com doações em géneros ou dinheiro e a todos os voluntários que participarão na confeção dos doces. Povoação, terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CONSELHO PASTORAL DIOCESANO APROVA POR “MAIORIA EXPRESSIVA” REORGANIZAÇÃO DA DIOCESE DE ANGRA

Imagem
12ª sessão plenária terminou esta manhã em Ponta Delgada com um apelo do bispo a que os cristãos açorianos sejam “líderes de renovação” das suas comunidades O Conselho Pastoral Diocesano, órgão de consulta do bispo de Angra composto maioritariamente por leigos, aprovou “por maioria expressiva” a proposta do prelado de reorganização administrativa e territorial para os próximos anos. De acordo com o comunicado Final da 12ª reunião plenária deste órgão que acaba de reunir extraordinariamente, em Ponta Delgada, as propostas que constavam da agenda- organização diocesana para a dinamização evangelizadora de todo o Povo de Deus (paróquias, zonas, ouvidorias, ilhas e três Vigararias Pastorais); nomeação de um ou mais Vigários Episcopais para a colaboração e descentralização do ministério pastoral do Bispo; nomeação de um ou mais Vigários Episcopais com base no território da Diocese; nomeação de um ou mais Vigários Episcopais com base no acompanhamento e formação cristã para toda a

PASTORAL FAMILIAR

Imagem
Na sequência de um convite do Serviço Diocesano da Pastoral da Família , pede-se a convocação da Equipa da Ouvidoria da Pastoral Familiar para a reunião agendada para dia o 21 de Fevereiro, pelas 20h, na Paróquia das Furnas. Estarão presentes o Sr. cónego José Constância bem como o Casal Carlos e Rita da Equipa Diocesana. O encontro terá como ponto principal a preparação da Semana da Vida que este ano terá lugar na nossa Ouvidoria da Povoação. Povoação, domingo, 19 de fevereiro de 2017.

FALECIMENTOS PARÓQUIA DE ÁGUA RETORTA

Imagem
Faleceu no passado dia 7, nos Estados Unidos da América, CISALTINA BOTELHO LEANDRO, filha de Jacinto Leandro e de Belmira Botelho. À família enlutada os nossos pêsames. No passado dia 13 do corrente, faleceu no Hospital do Divino Espírito Santo, com 64 anos de idade (02-09-1952), a nossa paroquiana: LIBERTA DA PAIXÃO FARIAS PACHECO BRAGA, filha de José da Costa Pacheco e de Maria Gilda Farias. À família enlutada os nossos pêsames. Povoação, domingo, 19 de fevereiro de 2017.

7o DOMINGO DO TEMPO COMUM
O / SENHOR É CLEMENTE E CHEIO DE COMPAIXÃO

Imagem
A liturgia do sétimo Domingo do Tempo Comum convida-nos à santidade, à perfeição. Sugere que o “caminho cristão” é um caminho nunca acabado, que exige de cada homem ou mulher, em cada dia, um compromisso sério e radical (feito de gestos concretos de amor e de partilha) com a dinâmica do “Reino”. Somos, assim, convidados a percorrer o nosso caminho de olhos postos nesse Deus santo que nos espera no final da viagem. A primeira leitura que nos é proposta apresenta um apelo veemente à santidade: viver na comunhão com o Deus santo, exige o ser santo. Na perspectiva do autor do nosso texto, a santidade passa também pelo amor ao próximo.


PARABÉNS PADRE ANDRÉ DE RESENDES PELO SEU ANIVERSÁRIO

Imagem
A comunidade de Nossa Senhora dos Remédios festeja hoje com alegria o aniversário do seu jovem pároco André de Resendes O Padre André de Resendes nasceu a 17 de Fevereiro de 1985, e é natural da Freguesia da Fajã de Baixo, Concelho de Ponta Delgada. A sua ordenação sacerdotal aconteceu a 19 de Dezembro de 2009, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, tendo celebrado a sua missa nova no dia seguinte na referida igreja. Trabalhou como diácono na Ilha do Pico, até à sua ordenação, onde, posteriormente, assumiu as funções de pároco da Candelária, Criação Velha, Bandeiras e, ainda, Vigário Paroquial do Monte, durante 6 anos, ou seja, até agosto de 2015. Também foi Professor de Religião e Moral no Pico.

MISSA DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Imagem
Vai começar a ser celebrada sempre às quartas-feiras, às 18h00, na capela de São Gonçalo, em Ponta Delgada, a Missa da Pastoral Universitária. É aberta a todos, mas especialmente dirigida para a Comunidade Académica. Alunos, professores e funcionários, sempre às quartas-feiras, passam a dispor de um espaço diferente de encontro com Deus, consigo mesmos e com os outros. Será um encontro de acção de graças, de pedido, de reflexão, de diálogo e de partilha para crescimento e enriquecimento da vida de fé no contexto da vida académica. A primeira destas Eucaristias será na quarta-feira, dia 22 de fevereiro às 18h00 na Capela de São Gonçalo.  Povoação, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017.

PARÓQUIA DA RIBEIRA QUENTE CELEBROU O DIA DO DOENTE

Imagem
No passado sábado, 11 de Fevereiro, Dia da Aparição de Nossa Senhora na gruta de Massabielle em França, realizou-se na nossa Paróquia da Ribeira Quente o Dia do Doente com a Celebração Penitencial e Bênção do Santíssimo, seguindo-se a Eucaristia com a Santa Unção. Após a celebração da Eucaristia houve um almoço convívio oferecido pela Acção Católica, Catequistas e demais Movimentos de Apostolado e mais algumas pessoas que se associaram.

BÊNÇÃO DAS CRIANÇAS NA PARÓQUIA DA RIBEIRA QUENTE

Imagem
A Comunidade Cristã de Ribeira Quente, este Domingo dia 12 de Fevereiro (um pouco mais tarde devido as Celebrações dos 50 anos do Agrupamento 260 do CNE), celebrou a Festa da Apresentação do Senhor, e como já vem sendo tradição nos últimos anos, realizou-se a das Crianças que neste dia são apresentadas ao Senhor. A exemplo de São José e da Virgem Maria os pais levaram e apresentaram os seus filhos perante o Altar da Eucaristia e das mãos do Padre Ricardo Pimentel receberam a bênção de Deus.
No final receberam um pequeno bolo que este ano foi oferta da Mordomia do Império de Pentecostes.

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM / DITOSO O QUE ANDA NA LEI DO SENHOR

Imagem
A liturgia de hoje garante-nos que Deus tem um projecto de salvação para que o homem possa chegar à vida plena e propõe-nos uma reflexão sobre a atitude que devemos assumir diante desse projecto. A primeira leitura recorda, no entanto, que o homem é livre de escolher entre a proposta de Deus (que conduz à vida e à felicidade) e a auto-suficiência do próprio homem (que conduz, quase sempre, à morte e à desgraça). Para ajudar o homem que escolhe a vida, Deus propõe “mandamentos”: são os “sinais” com que Deus delimita o caminho que conduz à salvação.

CENTENÁRIO DA IGREJA PAROQUIAL DO APÓSTOLO SÃO PAULO (VÍDEO)

Imagem
Numa iniciativa promovida pelo Conselho Pastoral da Ribeira Quente, teve lugar no passado dia 25 de janeiro a abertura oficial do centenário da igreja paroquial do Apóstolo São Paulo. Na abertura do seu centenário realizou-se a sessão de apresentação da Medalha para assinalar a efeméride e a atuação do Grande Coro de São Miguel. Povoação, sábado, 11 de fevereiro de 2017.

CONSELHO PASTORAL DIOCESANO REFLETE SOBRE REESTRUTURAÇÃO ORGÂNICA DA DIOCESE DE ANGRA

Imagem
XII sessão plenária decorre em Ponta Delgada de 17 a 19 de fevereiro A XII sessão plenária do Conselho Pastoral Diocesano, que junta os leigos para uma reflexão aprofundada sobre os desafios da Diocese, tem lugar no próximo fim de semana, de 17 a 19 de fevereiro, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, e tem como tema principal a proposta episcopal de reestruturação da diocese. Na convocatória enviada a todos os participantes a que o sitio Igreja Açores teve acesso, o Bispo de Angra apela a uma participação profunda de todos os membros do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) sobre a proposta de reorganização da diocese, no âmbito de uma restruturação orgânica assente em dois princípios “fundamentais”, a saber, a “descentralização e a comunhão”. Os conselheiros vão também “analisar e avaliar” as opções diocesanas deste ano pastoral em curso, centrado nas questões sociais e propor caminhos para o futuro.

PARÓQUIA DAS FURNAS COLABORA COM O MUNICÍPIO DA COVILHÃ

Imagem
A Paróquia de Sant´Ana, associou-se com uma tela de D. Manuel Damasceno da Costado pintor micaelense Domingos Rebelo, oferecida pelo mesmo ao Padre Poeta José Jacinto Botelho. "O 150º aniversário do nascimento de D. Manuel Damasceno da Costa foi assinalado pelo Município da Covilhã, no passado domingo, 5 de fevereiro, contando com a colaboração da Diocese da Guarda, Viseu e Angra do Heroísmo. Pelas 10:00 horas foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição uma missa solene de homenagem, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Durante a homilia este exaltou a ação pastoral de D. Manuel Damasceno, destacando a atualidade da mesma no que toca a aspetos como o Mutualismo. Seguiu-se a inauguração de uma exposição biográfica, no Museu de Arte Sacra, que estará patente ao público até ao final do mês. Aqui coube ao Presidente da Câmara, Vítor Pereira, enaltecer perante representantes da família e cerca de meia centena de convidados, a vida e obra do prelado covilh

BODAS DE OURO MATRIMONIAIS NA PARÓQUIA DE ÁGUA RETORTA

Imagem
Na próxima quinta-feira, dia 16, celebram as suas Bodas de Ouro Matrimoniais: ANTÓNIO VIEIRA PEREIRA E MARIA DO CARMO CABRAL DÂMASO. Os nossos PARABÉNS E VOTOS DE FELICIDADES! Povoação, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017.

JORNADAS DE TEOLOGIA PROMOVEM DIÁLOGO ENTRE A IGREJA E A SOCIEDADE AÇORIANA

Imagem
O Seminário Episcopal de Angra vai organizar entre os dias 16 e 18 de Março as Jornadas de Teologia 2017, com uma reflexão centrada sobre o “Cristianismo e a Cultura”. O objetivo destas Jornadas é mostrar para fora o pensamento da Igreja açoriana e, sobretudo, o que se faz no Seminário”, afirmou o reitor, Pe. Hélder Miranda Alexandre. “Por vezes há algum desconhecimento sobre a nossa produção cientifica e o que fazemos no Seminário e, desta forma, julgo que conseguiremos clarificar isso mas também promover culturalmente o Seminário” refere ainda o responsável. Povoação, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017.

PROCESSO DOS PASTORINHOS SEM PREVISÃO DE DATA PARA CANONIZAÇÃO

Imagem
A postuladora da causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto disse à Agência ECCLESIA que gostaria de ver os dois pastorinhos canonizados em 2017, no Centenário das Aparições de Fátima. A responsável disse ainda não ser possível projetar uma data para o fim do processo, atualmente nas mãos do Vaticano, precisando que a análise do eventual milagre "ainda não está concluída". A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, depende do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, após esta data. Povoação, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017.

VISITA CANÓNICA

Imagem
Esta semana, o Senhor Padre Ricardo Pimentel, Ouvidor Eclesiástico da Povoação, realiza a Visita Canónica às Paróquias da Ouvidoria. A Visita canónica é um instrumento de carácter jurídico e pastoral, que permite ao Ouvidor Eclesiástico cumprir o direito canónico e a obrigação de aceder às instituições, lugares, pessoas, coisas, que se encontram submetidas à sua jurisdição, para poder comprovar que se vive a comunhão e se cuida o fim a que tende toda a atividade pastoral que depende dele. No Código de Direito Canónico, além da visita do Bispo diocesano, existem as visitas do Bispo, as do Ouvidor e as do Superior Religioso. Povoação, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017.