Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2016

O FURNENSE PADRE MANUEL ANTÓNIO PIMENTEL

Imagem
Nascido na freguesia das Furnas, em 1939, na ilha de São Miguel, o Padre Manuel António Pimentel ordenou-se a 3 de junho de 1962, tendo depois ido para Roma, onde estudou Direito Canónico e Teologia Moral. Depois de ter regressado à ilha Terceira foi, durante dois anos, professor do Seminário Maior de Angra do Heroísmo e em seguida esteve em São Miguel, durante três anos, onde foi Diretor Espiritual do Seminário Menor de Ponta Delgada. Regressou à Terceira, voltando a lecionar no Seminário até ao ano de 1975, ano em que foi “expulso” daquela ilha, juntamente com outros três colegas (Padre Avelino Soares, Padre Olegário Paz e Padre António Moniz), por exigência de alguns lavradores terceirenses que se reuniram no Reguinho, no dia 18 de agosto daquele ano. A razão apresentada pelos lavradores para a transferência dos quatro sacerdotes “para fora dos Açores” foi a seguinte: “por estarem a fomentar o ódio no seio da comunidade católica desta terra”.

DIA DO CATEQUISTA

Imagem

A CASA DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES (VÍDEO)

Imagem
É conhecida a razão porque a Madre Teresa trabalhava e ansiava para que a Imagem do Santo Cristo fosse venerada por muitos devotos e a todos aparecesse cercada de velas e flores, e ornada de  jóias  as mais ricas. É que Ele é o Senhor, Rei Absoluto.

FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES | 2016 (Transmissões na RTP Açores e RTP Internacional)

Imagem
Transmissões na RTP Açores e RTP Internacional Na operadora MEO: canal 202 Na operadora NOS: canal 189 Na operadora Vodafone: canal 185 Na operadora Cabovisão: canal 28 Na RTP Açores on-line: www.rtp.pt/play/direto/rtpacores Na página oficial da Irmandade: www.santo-cristo.com SEXTA-FEIRA | Dia 29 de Abril de 2016 20h55 (Açores) / 21h55 (Portugal Continental) – Emissão do programa «Especial Festas do Senhor Santo Cristo»: a RTP Açores cumpre a tradição e leva aos açorianos nos quatro cantos do mundo as primeiras imagens (em directo) das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Vasco Pernes convida os protagonistas da festa e, durante duas horas e meia (em directo), mostra-nos o momento especial da abertura da iluminação do Santuário e Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada. Os telespectadores em todo o mundo, por telefone, têm a oportunidade de dar o seu testemunho sobre a forma como estão a viver a maior festa religiosa dos Açore

FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO ARRANCAM ESTE SÁBADO

Imagem
Bispo de Angra preside à festa; bispo emérito prega tríduo preparatório As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que têm o seu ponto alto no próximo fim de semana, com as procissões da mudança e a solene, arrancam já este sábado com a receção das ofertas de gado junto ao redondel da Associação Agrícola de São Miguel seguida das arrematações das ofertas de gado cuja receita reverte a favor destas festas. Serão presididas pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, que participa nas festividades pela primeira vez. O tríduo preparatório que começa quarta feira, dia 27 de abril, será pregado pelo bispo emérito de Angra, D. António de Sousa Braga.

HOMILIA DO SR. VIGÁRIO GERAL - CENTENÁRIO DA POVOAÇÃO

Imagem
Homilia do 5º domingo da Páscoa Centenário da Ouvidoria da Povoação Senhor Ouvidor da Povoação Senhor Pároco da Matriz da Povoação  Senhores Ouvidores Eméritos da Povoação Senhores Párocos das freguesias da Ouvidoria da Povoação Senhores Padres naturais do concelho da Povoação Excelentíssimas Autoridades Regionais, Municipais e das Freguesias locais  Irmãs consagradas e seminaristas  Membros desta assembleia do Povo de Deus que vive na Povoação A Páscoa é o tempo da comunidade cristã. Longe vão os diais em que a quaresma esgotava as forças dos crentes em práticas penitenciais. Sem desvalorizar estas, redescobrimos, nos últimos 50 anos, que a Igreja encontra a sua verdadeira origem e fundamento na experiencia pascal. A experiencia de que Jesus está vivo infunde, por meio do seu Espirito a audácia para anunciá-Lo por todas as partes da terra.

AGRADECIMENTO A TODA A OUVIDORIA

Imagem
DIOCESE DE ANGRA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO 1916 – 2016 No rescaldo da grande celebração do Centenário da Ouvidoria da Povoação, que mobilizou tantos meios humanos e materiais, agradeço, em meu nome pessoal e em nome do clero desta Ouvidoria, a todas as instituições civis e movimentos cristão de todas as paróquias que, de forma tão sublime, colaboraram para que o dia 24 de Abril de 2016 se tornasse num dia histórico. A nossa Ouvidoria está de parabéns e, como sempre, esteve à altura do desafio que lhe foi proposto. A comemoração dos 100 anos da ouvidoria da Povoação ficará marcado, de forma indelével, na memória coletiva do nosso povo. Foi uma graça e uma honra fazer parte da geração que levou a cabo e viveu este dia que marcou a história pessoal e coletiva de todos os cristãos povoacenses. Vale das Furnas, 26 de Abril de 2016 Pe. Ricardo Pimentel (Ouvidor Eclesiástico)

ENTREVISTA DO NOSSO OUVIDOR AO ATLÂNTICO EXPRESSO

Imagem
AE - Quais os desafios que se colocam hoje à sua Ouvidoria? PRP - Temos vindo a assistir, nas últimas décadas, a um envelhecimento progressivo da população. Por isso, penso que o grande problema desta zona é o envelhecimento das nossas comunidades e a saída dos nossos jovens formados para o estrangeiro e para os grandes centros urbanos da ilha.  A Ouvidoria da Povoação, neste momento, acaba por ser a mais periférica da ilha de São Miguel, o que nos prejudica no que diz respeito a uma maior participação nos encontros formativos organizados pelos serviços de ilha. Os encontros são muito centrados em Ponta Delgada – o que não é de estranhar. Notamos que tem havido um esforço dos serviços diocesanos em se deslocarem às periferias, o que é muito bom e digno de registo. Infelizmente, nem sempre é fácil sair de casa, com sentimento de segurança, num dia de inverno chuvoso. O nosso historial de catástrofes naturais deixa-nos sempre apreensivos… O maior desafio está no saber pro

FALECIMENTO

Imagem
Faleceu no passado dia 17 de Abril, Domingo do Bom Pastor, o Pai do senhor D. João Lavrador, Bispo de Angra. As exéquias tiveram lugar no dia 18 de Abril, na Igreja Matriz de Seixo de Mira às 17h00. Os nossos sentidos pêsames.

5.o DOMINGO DA PÁSCOA
/ LOUVAREI PARA SEMPRE O VOSSO NOME, SENHOR, MEU DEUS E MEU REI

Imagem
O tema fundamental deste domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capa- cidade de amar até ao dom total da vida.
 Na primeira leitura apresenta-se a vida dessas comunidades cristãs chamadas a viver no amor. No meio das vicissitudes e das crises, são comunidades fraternas, onde os irmãos se ajudam, se fortalecem uns aos outros nas dificuldades, se amam e dão testemunho do amor de Deus. É esse projeto que motiva Paulo e Barnabé e é essa proposta que eles levam, com a generosidade de quem ama, aos confins da Ásia Menor.

GENTE COM ALMA

Imagem
É com grande alegria que me associo ao centenário da Ouvidoria da Povoação, unindo a voz e a alma ao Te Deum que as comunidades cristãs, orientadas pelos seus pastores, elevam ao Deus vivo e verdadeiro que vive na comunhão excelsa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. As primeiras memórias das terras da Povoação encontro-as na minha infância. Sendo natural de Ponta Garça sempre ouvi falar das magníficas festas que se celebravam para lá da lagoa das Furnas. Fica na memória o ouvir falar da Primeira Dominga nas Furnas, com os seus artísticos tapetes de flores em louvor do Santíssimo Sacramento, das Festas do Corpo de Deus que se realizavam na longínqua Vila da Povoação; das Festas da Senhora Santa Ana nas Furnas e das Festas de São Paulo que se realizavam na vizinha Ribeira Quente. Mesmo sem participar nestas religiosas festividades sabíamos bem as suas datas e vivíamos à distância o seu pulsar festivo.

584 ANOS A CANTAR AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR

Imagem
Ide e anunciai a todos os povos, foi o pedido feito há dois mil anos, por Jesus aos seus seguidores, e que a igreja ouviu desde cedo e aplicou, nas primeiras horas, logo após o jubiloso grito de que “Ele não está aqui, Ressuscitou!” Este anúncio do evangelho de Jesus, levado pelos lábios, pés e corações, de tantos missionários do amor de Deus, que deixaram as “pescarias” das suas vidas, para se dedicarem ao reino de Deus, pescando, com a rede da Palavra, novas almas para esta Messe. Da beleza da evangelização, sobressai o contacto com as tão diferentes e vastas culturas, realidades, modos de experimentar e exprimir a mesma fé, contextos humanos e sociais tão exigentes, que tornam os missionários mais conscientes da pertinência deste anúncio e bem assim da sua mais real e justa adaptação.

OUVIDORIA - CEM ANOS

Imagem
É interessante constatar o movimento da Fé nestas poucas horas que antecedem a celebração do centenário da Ouvidoria da Povoação. Aqui fica um pequeno registo da devoção do povo da Ribeira Quente que já preparou um lugar para a imagem do Apóstolo São Paulo mais perto do porto de pescas de onde sairá rumo à Matriz da Povoação.

OUVIDOR DA POVOAÇÃO EM ENTREVISTA AO AÇORIANO ORIENTAL

Imagem
Nome: Ricardo Manuel Melo Pimentel, 37 anos, natural da Vila de Rabo de Peixe, ordenado sacerdote em Junho de 2003 na Sé Catedral de Angra, Pároco de Furnas e Ribeira Quente desde Setembro de 2009. Anteriormente, trabalhou na Ilha Terceira durante 6 anos. É Ouvidor Eclesiástico da Povoação desde Novembro de 2014 (Primeiro Ouvidor em 100 anos não natural do concelho da Povoação). A Ouvidoria da Povoação é composta pelas seguintes Paróquias: Furnas, Ribeira Quente, Povoação, N.ª Sr.ª dos Remédios, Faial da Terra e Água Retorta.  AO - Quais são, neste momento, os maiores problemas e desafios da Ouvidoria da Povoação?

Cem anos de HISTÓRIA, Cem anos de vidas

Imagem
A Ouvidoria da Povoação está em Festa. Onde há Festa, há movimento. A azáfama destes dias é grande. Todos se preparam para celebrar com júbilo a grande Solenidade do Centenário da sua Fundação. Queremos celebrar a vida e a identidade de um povo que entre conquistas e derrotas, entre risos e choros marcou a HISTÓRIA. Como diz o Filósofo, recordar é viver e recordando a HISTÓRIA, queremos tocar a vida de tantos homens e mulheres, padres, religiosos e leigos, que de coração generoso semearam a fé, os costumes e os valores. Nesta Solenidade, a maior da nossa Ouvidoria, queremos honrar as nossas gentes, as do passado e as do presente, que vivem a mesma Fé imortal. Sabemos que os tempos são outros e que as exigências e os desafios são grandes, mas olhando para o passado, ansiamos viver o tempo presente, saboreando aquilo que temos e somos, mas também projetando um futuro que se avizinha próximo e que por nós espera.

QUE IREMOS LEGAR ÀS NOVAS GERAÇÕES?

Imagem
No seu artigo, o Ouvidor da Povoação afirmava que a comemoração do Centenário, da nossa Ouvidoria, para além de nos fazer recuar ao passado brilhante, era, sobretudo, um convite muito sério a fazermos um exame de consciência . Nesse exame, todos se deveriam questionar “acerca do que iremos legar às novas gerações”. Nada mais inteligente. De facto, uma das lacunas da Igreja diocesana, tem sido a sua “incapacidade” (ou não vontade, ou medo, ou comodismo…), de tentar confrontar as “deliberações” tomadas nas reuniões a nível diocesano e a praxis pastoral posterior. Pessoalmente, já me considero velho (e também desencantado) para prosseguir este intento (outros talvez o farão). No mesmo artigo, o Pe. Ricardo afirmava que, “agora estamos a colher o que outros semearam”. Esta é, aliás, uma convicção muito presente nas suas intervenções e que ele nunca perde a oportunidade de realçar (o que não tem sido muito comum entre nós).

OS CEM ANOS DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO

Imagem
24 de Abril de 1916/ 24 de Abril de 2016 Por este motivo, “celebremos os louvores dos homens ilustres, dos nossos antepassados através das gerações. Foram homens virtuosos e as suas obras não foram esquecidas. Na sua descendência permanece a excelente herança que deles nasceu. Os seus filhos são fiéis à aliança e, graças a eles, também os filhos dos seus filhos. A sua descendência permanece para sempre e jamais se apagará a sua memória. Os seus corpos repousam em paz e o seu nome vive através das gerações. Os povos proclamam a sua sabedoria e a assembleia canta os seus louvores”(I Sir 44, 1.10-1)

PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL CONVIDOU FRANCISCO A VISITAR O ARQUIPÉLAGO EM 2017

Imagem
Vasco Cordeiro encontrou-se com o Papa na Praça de São Pedro   Cidade do Vaticano, 20 abr 2016 (Ecclesia) - O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, convidou hoje o Papa a visitar o arquipélago em 2017, durante um encontro que decorreu na Praça de São Pedro, no final da audiência pública semanal. “Em representação da Região Autónoma do Açores e do povo açoriano tive a oportunidade de saudar sua santidade o Papa e de, além de ter deixado um convite formal por escrito, o convidar também verbalmente para visitar as ilhas dos Açores”, referiu Vasco Cordeiro, em declarações divulgadas pela Presidência do Governo Regional e enviadas à Agência ECCLESIA, após o encontro no Vaticano.

SEMANA DA VIDA - 2016 - DIOCESE DE ANGRA

Imagem
A todos os Agentes da Pastoral Familiar na nossa Diocese: Padres, Diáconos, Religiosos/as, Leigos e Movimentos Dentro do programa da pastoral familiar na nossa Diocese para este ano, vamos viver agora com as outras Dioceses de Portugal, a Semana da Vida. Este ano esta semana da vida terá lugar de 15 a 22 de Maio com o tema: «Cuidar da Vida – A Terra é a nossa Casa» com celebração diocesana especial na Ouvidoria de Lagoa – São Miguel. O dia 15 é o Dia Internacional da Família . Procuremos viver esta semana cujo tema vai bastante na linha do cuidado da Vida em todo os arco da existência humana e na linha da Ecologia na Família e no planeta Terra.

ENCONTRO DOS PADROEIROS DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO NÃO É INÉDITO

Imagem
A concentração das imagens de todos os Padroeiros da Ouvidoria na Vila da Povoação não é um acontecimento inédito, pois em 30 de Outubro do ano de 1956 aquando do centenário da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus deu-se então este 1º encontro. Será sim um acontecimento inédito, sem dúvida, para todos aqueles que nunca assistiram a este especial encontro, mesmo para aqueles que na época do centenário da Igreja Matriz não tiveram a oportunidade de se deslocar à Vila da Povoação para assistir a tão bonito e maravilhoso ato de devoção e religiosidade do nosso povo. Para a posteridade e gerações vindouras ficou o importantíssimo registo do ilustre Povoacense Francisco Botelho, que deixou um folheto coligindo todos os artigos que a imprensa da altura publicou sobre o centenário da Matriz da Povoação.

FENAIS DE VERA CRUZ E POVOAÇÃO CELEBRAM CENTENÁRIO

Imagem
As ouvidorias da Povoação e dos Fenais da Vera Cruz, ambas em São Miguel, celebram este fim de semana o centenário da sua criação. Distantes da maior cidade de São Miguel, Ponta Delgada, quer a Povoação quer os Fenais da Vera Cruz são ouvidorias rurais, cujas comunidades vivem da agricultura e da pesca, verificando-se uma forte componente turística em qualquer uma delas com especial enfoque na Povoação, que tem uma das paróquias mais procuradas turisticamente na ilha, as Furnas.

FALECIMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 17 dias do mês de Abril, aos 61 anos de idade, faleceu o Sr. JOSÉ MANUEL TAVARES VIEIRA , natural das Furnas, filho de Manuel de Frias Vieira e de Maria Teresa Tavares Pereira; Casado com Maria da Conceição Pimentel Costa Tavares. Foi Cremado no Cemitério de São Joaquim no dia 18 de Abril do corrente ano. À sua esposa, filhos e familiares endereçamos as nossas condolências.

"SOMOS TODOS MIGRANTES" DIZ O PAPA EM LESBOS

Imagem
Somos todos migrantes", disse o papa Francisco, de visita a Lesbos, numa oração comum com o patriarca de Constantinopla Bartolomeu e o arcebispo de Atenas Jerónimo. Após a oração, os três dignitários religiosos lançaram coroas de flores ao mar, em homenagem aos milhares de migrantes que morreram afogados.

O PAPEL DOS SACERDOTES HOJE É “MAIS EXIGENTE” DIZ REITOR DO SEMINÁRIO DE ANGRA

Imagem
Pe Hélder Miranda Alexandra é o convidado do programa de Rádio Igreja Açores, este domingo do Bom Pastor O Seminário é desafiado permanentemente a encontrar formas de ensinar os futuros padres a falarem a linguagem do mundo contemporâneo, disse o reitor do Seminário Episcopal de Angra ao programa de rádio Igreja Açores deste domingo, que irá para o ar no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, a partir do meio dia e depois da transmissão da missa dominical da Sé de Angra. O Pe Hélder Miranda Alexandre é o convidado deste programa que vai falar sobre a quinzena da oração pelas vocações na diocese de Angra. “Hoje temos de saber falar com a linguagem do mundo e utilizar uma gramática que as pessoas percebam” diz o sacerdote lembrando que a sociedade “é mais exigente”.

4.º DOMINGO DA PÁSCOA / NÓS SOMOS O POVO DE DEUS, SOMOS AS OVELHAS DO SEU REBANHO

Imagem
Este 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe. A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.

PAINEL COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO

Imagem
Para que a efeméride do centenário da Ouvidoria da Povoação se perpetue, o clero mandou edificar um painel na Cerámica Micaelense que reproduz na integra o decreto episcopal de Dom Manuel Damasceno da Costa. Decreto este que reorganiza o espaço  eclesiástico  da Ilha de São Miguel e, como consequência, cria a nossa Ouvidoria da Povoação. O painel será inaugurado pelo Cónego Hélder Fonseca, Vigário Geral da Diocese, no dia 24 de Abril do corrente. 16/04/2016

DECRETO EPISCOPAL DA CRIAÇÃO DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO - 24 DE ABRIL DE 1916

Imagem
D. MANUEL DAMASCENO DA COSTA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA, BISPO DE ANGRA, ETC. Com o fim de podermos com maior facilidade e eficácia exercer a nossa missão pastoral na vasta ilha de São Miguel por intermédio dos nossos representantes, os muito Rvd.ºs Ouvidores, que melhor poderão também cumprir os graves encargos, que lhes estão inerentes; e ainda porque mais favorecidos ficam o Revd.º Clero e Fiéis em todos os serviços, que daquelas autoridades dependem; havemos por bem elevar a sete Ouvidorias daquela ilha, que ficarão formadas pelas paróquias e curatos constantes do seguinte mapa: 1.ª Ouvidoria

DIA DO CATEQUISTA A 7 DE MAIO

Imagem
Iniciativa decorre nos Arrifes As paróquias dos Arrifes vão organizar o dia do Catequista na ilha de São Miguel, que se celebrará no dia 7 de maio, com a participação de todas as ouvidorias da ilha. De acordo com o programa enviado ao Sítio Igreja Açores este dia terá como tema “Maria Mãe de Misericórdia” e cada ouvidoria da ilha, num total de oito, deverá apresentar uma iniciativa. As comemorações começam às 10h00 com o acolhimento com Bodo de Leite, “Maria do Sim”, que será apresentada pela ouvidoria das Capelas; “Maria Peregrina”, pela ouvidoria da Povoação;  “Maria Mãe da Misericórdia “ pelo serviço de evangelização e catequese; segue-se “Maria Imigrante” pela ouvidoria da Lagoa e “Maria da Apresentação”, pela ouvidoria de Vila Franca do Campo.

CASAMENTO NAS FURNAS

Imagem
Aos 2 dias do mês de Abril de 2016, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora d´Alegria, celebraram o Sacramento do Matrimónio  LUÍS CARLOS LEITE RICARDO E SÍLVIA SOUSA PEREIRA . Aos noivos endereçamos as nossas felicitações.  

BAPTISMOS NAS FURNAS

Imagem
Receberam o Sacramento do Baptismo, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Alegria: 2 de Abril de 2016 - NíLTON PEREIRA RICARDO , natural das Furnas, filho de Luís Carlos Leite Ricardo e de Sílvia Sousa Pereira. 10 de Abril de 2016 - GONÇALO RESENDES LOPES , natural das Furnas, filho de Hélder Nélson Ferreira Lopes e de Sara Viveiros Resendes Lopes Aos seus pais e familiares endereçamos as nossas felicitações

42º ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAL LITÚRGICA

Imagem
O Secretariado Nacional de Liturgia vai realizar o 42º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica nos dias 25 a 29 de Julho de 2016, em Fátima. O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica tem sido uma bênção de Deus para a renovação litúrgica da Igreja em Portugal. Queremos continuar esta tradição e contamos com a sua presença. Agradecemos a divulgação desta actividade junto das pessoas interessadas na formação e na pastoral litúrgica, sobretudo os que exercem ministérios litúrgicos. A temática deste ano é a misericórdia, em sintonia com o ano jubilar. A liturgia é cume e fonte da misericórdia. As acções litúrgicas orientam os fiéis para o cume da eterna misericórdia de Deus, fazendo-os percorrer os caminhos onde se situam as fontes e as grandes torrentes da misericórdia. A liturgia é a grande manifestação da misericórdia de Deus na pessoa de Jesus Cristo, Deus e homem.

PROCISSÃO DE ENFERMOS NA RIBEIRA QUENTE

Imagem
Realizou-se no passado Domingo, 10 de Abril de 2016, a solene Procissão do Santíssimo Sacramento, que percorreu as ruas onde vivem os Enfermos. A comunidade Paroquial de São Paulo da Ribeira Quente, de forma solene, acompanhou a Procissão do Santíssimo Sacramento visitando os doentes acamados da referida freguesia piscatória.

ENTREVISTA AO SEMINARISTA DAS FURNAS ANTÓNIO SANTOS

Imagem
“A dúvida é que nos faz caminhar em busca de algo” O mais jovem seminarista da diocese de Angra deixa pistas sobre o seu caminho vocacional António Santos, tem 19 anos, é natural das Furnas, na ilha de São Miguel, e é o membro mais novo do Seminário Episcopal de Angra. É, de resto, um dos três seminaristas que a paróquia de Sant´Ána deu ao Seminário nos últimos anos. Está no Seminário há dois anos e frequenta o primeiro ano de Filosofia. A par dos estudos também faz parte do Coro Tibério Franco Terra Chã, da ilha Terceira. Tem atualmente como atividade pastoral os trabalhos da paróquia de São Salvador Sé. Nesta 53ª Semana da oração pelas vocações, o Sítio Igreja Açores foi perceber como é o seu caminho e discernimento vocacional.

DIOCESES PORTUGUESAS CELEBRAM 53.ª SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Imagem
Mensagem do Papa recorda que esta é uma «responsabilidade de todos» A Igreja Católica em Portugal celebra até domingo a 53.ª Semana de Oração pelas Vocações, inspirada na mensagem do Papa que convida “todos” os católicos a “responsabilizar-se” por uma área essencial da Igreja. “Todos os fiéis são chamados a consciencializar-se do dinamismo eclesial da vocação, para que as comunidades de fé possam tornar-se, a exemplo da Virgem Maria, seio materno que acolhe o dom do Espírito Santo”, frisa Francisco. As propostas de reflexão e celebração para esta semana estão disponíveis na internet, incluindo catequeses, músicas, vídeos e orações para iniciativas com crianças e jovens, material preparado pelo Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Leiria-Fátima.

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA CRIAÇÃO DA OUVIDORIA DA POVOAÇÃO 24.04.1916/24.04.2016

Imagem
No próximo dia 24 de Abril de 2016 , a Ouvidoria da Povoação irá celebrar o seu 1º Centenário de existência. É uma data que não podemos deixar de assinalar, pois é um momento de dar graças a Deus por todos os benefícios que nos tem concedido ao longo destes anos. A Ouvidoria foi criada no dia 24 de Abril de 1916 , por Sua Excelência Reverendíssima D. MANUEL DAMASCENO DA COSTA , a fim de poder com maior facilidade e eficácia exercer a sua missão pastoral na vasta ilha de São Miguel por intermédio dos Reverendos Ouvidores que melhor poderão também cumprir os graves encargos, que lhes estão inerentes; e ainda porque mais favorecidos ficam o Clero e os Fiéis em todos os serviços. Por estes motivos, o senhor Bispo elevou a sete as Ouvidorias da ilha. A 3.ª delas seria constituída por: Ribeira Quente , Furnas , Nossa Senhora Mãe de Deus , Lomba do Loução , Faial da Terra e Água Retorta . Logo no dia seguinte, 25 de Abril de 1916 , foi passada Provisão de Ouvidor para a 3ª ouvidoria