Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2016

MÊS DOS FIÉIS DEFUNTOS NA PARÓQUIA DAS FURNAS

Imagem
Orar por vivos e defuntos é uma das Obras de Misericórdia. Pedimos que nesse mês de Novembro os cristãos se lembrem, com mais assiduidade, dos que nos antecederam. Horário 1 de Novembro - DIA DE TODOS OS SANTOS - 12:15 - Missa                                                                              2 de Novembro - DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS - 19:30 - Missa com Ofícios Cantados  Os sinos tocarão a finados de manhã, ao meio dia e à noite implorando orações por quem já partiu antes de nós. Durante todo o mês de Novembro à Segunda, Quarta e Quintas-feiras serão rezados "Responsos" por alma dos defuntos de cada família. "Que todos juntos um dia  Gozemos Sua Beleza  Saboreemos o Pão  Sentados à Sua Mesa." Povoação, 30 de Outubro de 2016.

MÊS DOS FIÉIS DEFUNTOS NA PARÓQUIA DA RIBEIRA QUENTE

Imagem
Orar por vivos e defuntos é uma das Obras de Misericórdia. Pedimos que nesse mês de Novembro os cristãos se lembrem, com mais assiduidade, dos que nos antecederam. Horário 1 de Novembro - DIA DE TODOS OS SANTOS - 11:00 - Missa  16:00 - Romagem ao Cemitério com saída da Igreja Paroquial - Oração do Rosário e Salmos 2 de Novembro - DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS - 10:30 - Missa  18:00 - Missa com Ofícios Cantados  Os sinos tocarão a finados de manhã, ao meio dia e à noite implorando orações por quem já partiu antes de nós. Durante todo o mês de Novembro às terças e sexta-feiras serão rezados "Responsos" por alma dos defuntos de cada família. " Dai-lhes o Celeste alvor, Óh Senhor, Óh Rei, Ó Senhor, Senhor, Senhor." Povoação, 30 de Outubro de 2016.

CRIANÇAS CUMPREM A TRADIÇÃO DO «PÃO POR DEUS»

Imagem
Tradição que remonta ao sismo de 1755, que devastou Lisboa, está a ser recuperada O Pão por Deus nos Açores, que se assinala na próxima terça feira, dia 1 de novembro (dia que volta a ser feriado), é uma “tradição muito viva”, impulsionada pelas escolas católicas e que está a ser recuperada como uma tradição cultural pelas escolas do ensino público regional, sobretudo as do ensino básico. No Colégio de Santa Clara, em Angra do Heroísmo, por exemplo, as crianças dos 4 e 5 anos vão sair da escola para pedir Pão por Deus. “Vão deslocar-se aos serviços dos pais e é aí que fazem o pedido” disse a diretora do Colégio, Ir. Helena Godinho, ao Sítio Igreja Açores sublinhando que o Colégio estimula “muito” estas tradições.

BISPO DE ANGRA REÚNE COM JOVENS PADRES DIOCESANOS ORDENADOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Imagem
Diocese assinala 482 anos de criação A Igreja Católica nos Açores assinala nos dias 3 e 6 de novembro o dia da criação da diocese, a 3 de novembro de 1534 pela Bula Aequum Reputamus, do Papa Paulo III e o dia da igreja diocesana, a 6, na Festa da Dedicação da Basílica de São João Latrão (Roma) . Este período festivo na diocese de Angra prolonga-se até dia 13, altura em que termina a Semana dos Seminários e começa com uma reunião do prelado diocesano com todos os sacerdotes ordenados nos últimos dez anos, um deles ordenado já no episcopado de D. João Lavrador.

31o DOMINGO DO TEMPO COMUM
 / LOUVAREI PARA SEMPRE O VOSSO NOME, SENHOR MEU DEUS E MEU REI

Imagem
A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o quadro do amor de Deus. Apresenta-nos um Deus que ama todos os seus filhos sem excluir ninguém, nem sequer os pecadores, os maus, os marginais, os “impuros”; e mostra como só o amor é transformador e revivificador.
 Na primeira leitura um “sábio” de Israel explica a “moderação” com que Deus tratou os opressores egípcios. Essa moderação explica-se por uma lógica de amor: esse Deus omnipotente, que criou tu- do, ama com amor de Pai cada ser que saiu das suas mãos – mesmo os opressores, mesmo os egípcios – porque todos são seus filhos.

FALECIMENTO NA PARÓQUIA DE ÁGUA RETORTA

Imagem
Faleceu na passada quarta-feira, dia 26, no Hospital do Divino Espírito Santo, com 72 anos de idade, o nosso paroquiano JOSÉ MARIA PACHECO RAPOSO, natural do Nordeste e residente na Rua da Canada, nº 26, Água Retorta. À família enlutada, de modo especial ao filho André, que foi nosso Auxiliar de Culto, os nossos sentidos pêsames. Povoação, 28 de Outubro de 2016.

PEDITÓRIO LIGA CONTRA O CANCRO

Imagem
Nos dias 29,30,31 de Outubro e 1 de Novembro, irá decorrer o Peditório Nacional a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Todos os que puderem devem participar nesta actividade meritória. Todos somos poucos por esta causa. A Delegação de São Miguel conta com a colaboração das nossas Paróquias, como tem acontecido todos os anos. Povoação, 28 de Outubro de 2016.

BODAS DE OURO NA PARÓQUIA DE ÁGUA RETORTA

Imagem
No próximo domingo,6 de novembro, celebram na paróquia de Água Retorta as suas Bodas de Ouro Matrimoniais: ANTÓNIO CABRAL PEREIRA E MARIA BEATRIZ MELO PEREIRA. Ao casal em festa, desejamos as maiores FELICIDADES! Povoação, 28 de Outubro de 2016.

SERVIÇO DIOCESANO DE LITURGIA VAI PUBLICAR SUBSÍDIOS PASTORAIS PARA AS FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Imagem
Iniciativa coordenada pelos Padres Marco Luciano e Marco Sérgio Tavares deve estar pronta na Páscoa A equipa diocesana de Liturgia está a preparar uma proposta que contribua para uma maior harmonia e unidade na preparação e celebração das festas do Divino Espírito Santo no que respeita à meditação do Rosário, aos cânticos, ao ritual da coroação, entre outros aspectos. “Não se trata de impor um ritual mas sim de contribuir para que haja um conjunto de procedimentos pastorais nestas festas de forma a dar uma dimensão espiritual e teológica a uma tradição profundamente enraizada no povo açoriano”, disse ao Sítio Igreja Açores o diretor do Serviço Diocesano de Liturgia. “As festas do Espírito Santo marcam a identidade açoriana mas a sua dimensão religiosa não pode ser afastada e por isso, entendemos que este contributo pode ser válido para garantir alguma unidade nestas festas”.

VATICANO RECORDA PROIBIÇÃO DE ESPALHAR CINZAS CREMADAS

Imagem
Nova instrução sobre sepultura e cremação sublinha importância de manter restos mortais nos cemitérios ou locais sagrados A Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé) publicou hoje uma instrução sobre a sepultura, recordando a proibição de espalhar as cinzas da cremação e a necessidade de conservá-las nos cemitérios ou locais sagrados. “Para evitar qualquer tipo de equívoco panteísta, naturalista ou niilista, não seja permitida a dispersão das cinzas no ar, na terra ou na água ou, ainda, em qualquer outro lugar”, refere a instrução ‘Ad resurgendum cum Christo’ (Para ressuscitar com Cristo), assinada pelo cardeal Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A Igreja Católica deixa aos fiéis, desde 1963, a liberdade de escolher a cremação do seu próprio corpo, embora prefira “a antiga tradição cristã” da sepultação.

MENSAGEM: MOVIDOS PELA MISERICÓRDIA DE DEUS

Imagem
“ Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado ” Deus é misericórdia Celebramos este ano a Semana dos Seminários durante o Jubileu da Misericórdia. Este facto ajuda-nos a compreender com mais clareza qual a origem de todas as vocações na Igreja, qual a fonte da vocação sacerdotal: Deus, rico de misericórdia. As três parábolas do Evangelho de S. Lucas, no capítulo XV, da dracma perdida, da ovelha perdida e do filho perdido ou do filho pródigo, mostram-nos a alegria do reencontro do pai, rico de misericórdia, com aquilo que perdera. De um modo extraordinário vemos a alegria do pai que reencontra o filho perdido, caído na desgraça, que desceu às portas da morte. Tinha de fazer uma festa, pois o filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.

SEMANA DOS SEMINÁRIOS / 6 a 13 de Novembro de 2016

Imagem
Rev. mo Sr. Padre Ocorrendo a Semana dos Seminários de 6 a 13 Novembro, somos todos convidados a rezar pelas vocações sacerdotais e a trabalhar pelo incremento das mesmas, assim como a dar apoio à formação dos futuros presbíteros. O Seminário integra presentemente 19 seminaristas. É para todos um enorme motivo de alegria a entrada dos cinco jovens: Rui Soares (Furnas – S. Miguel), André Furtado (Lagoa – S. Miguel), Leonel Vieira (Furnas – S. Miguel), Gonçalo Brum (Piedade do Pico), Tadeu Brasil (Santo Antão – S. Jorge). Os primeiros quatro integram o ano Propedêutico, enquanto que o Tadeu frequenta o 12 º ano na Escola Secundária P. Jerónimo Emiliano de Andrade. Fazem parte ainda, no 6º ano, o Jacob Vasconcelos (Ponta Delgada - Flores) e o Nelson Pereira (S. Mateus - Terceira); no 5º ano, o Nuno Fidalgo; no 4º ano, o Fábio Carvalho (Matriz da Ribeira Grande - S. Miguel); no 3º ano, o Aurélio Sousa (Sete Cidades - S. Miguel), o Igor Oliveira (S. Roque - S. Miguel), o João Far

CHAMADOS A VIVER A MISERICÓRDIA DO PAI

Imagem
         Vai decorrer entre os próximos dias 6 e 13 de Novembro a Semana dos Seminários. É uma oportunidade para todos os diocesanos reflectirem sobre a importância do Seminário, darem graças Deus pelo bem que é para a Igreja e para a sociedade a sua presença, rogarem ao Senhor da Messe que envie mais jovens dispostos a abraçar na alegria o projecto sacerdotal, a implorarem as bênçãos de Deus para a Comunidade Educativa que presentemente forma o Seminário e a contribuir generosamente, em espírito  de partilha fraterna, para as elevadas despesas que comporta a sua vida.         A Diocese de Angra tem a alegria de ter um Seminário Maior com vinte alunos que escutando o chamamento de Jesus Cristo e com Ele configurando progressivamente a sua vida avançam para a sua entrega total ao serviço da Igreja. É motivo de acção de graças por parte de todos os cristãos que reconhecem a fundamental missão dos sacerdotes nas comunidades cristãs.

IDOSOS DAS FURNAS TIVERAM ALMOÇO OFERTADO PELA COMISSÃO DE COROAS DAS FURNAS (COM VÍDEO)

Imagem
No passado Domingo, 23 de Outubro, a Paróquia de Sant´Ana de Furnas assinalou o dia do Idoso. A Comissão de Coroas das Furnas promoveu um almoço para todos os idosos das Furnas no Centro Social e Paroquial, depois da Eucaristia onde foi celebrado o Sacramento da Santa Unção.

REINCIDÊNCIA DA INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ A PEDIDO “É A PROVA DE QUE O ABORTO AFINAL ESTÁ A FUNCIONAR COMO MÉTODO CONTRACETIVO”

Imagem
Responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral Familiar afirma que a igreja deve sensibilizar e formar para uma paternidade responsável Os números mais recentes, publicados na imprensa regional sobre o número de abortos praticados por açorianas no hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, são vistos pelo responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral Familiar como a “prova” de que o aborto a pedido da mulher, até às 10 semanas, está a funcionar nalguns casos como método contracetivo. Os números não são muito expressivos quando comparados com o todo nacional- das cerca 500 mulheres que puseram fim à gravidez, entre 2011 e 2015, 60 reincidiram-, no entanto o sacerdote afirma: “o aborto nunca por nunca pode ser um método contracetivo. O que se está a passar nos Açores é a prova provada de que isso está a acontecer infelizmente e isso quer dizer que muita coisa está a falhar”. Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o Cónego José de Medeiros Constância recorda, de

COMISSÃO EPISCOPAL DA EDUCAÇÃO CRISTÃ E DOUTRINA DA FÉ EDUCAR - PROPOR O CAMINHO PARA UMA VIDA PLENA

Imagem
A educação integral é essencial para promover o desenvolvimento harmonioso das pessoas e para alicerçar a justiça, a paz e o bem-estar das sociedades. Portanto, é pela educação que podemos pre- parar um futuro com esperança. Por isso, educar é uma tarefa gratificante sem deixar de ser complexa e árdua, nomeadamente no nosso tempo. Assim o reconhece o Papa Francisco na Exortação “A Alegria do Amor” em que dedica um capítulo à missão educativa da família (Cap VII: Reforçar a educação dos filhos). Perante os desafios da sociedade atual, o papel dos educadores (pais, encarrega- dos de educação, professores, catequistas) não pode ser o de controlar ou de resolver todos os problemas mas “gerar processos de amadurecimento da liberdade dos filhos, de preparação, de cresci- mento integral, de cultivo da autêntica autonomia” (AL 261). Deste modo, “a educação para a maturidade comporta a tarefa de promover liberdades responsáveis que, nas encruzilhadas, saibam optar com sensatez e inteligência”